Documentação do Symfony2
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Como Trabalhar com E-mails Durante o Desenvolvimento

Quando você estiver criando uma aplicação que envia e-mails, muitas vezes não vai desejar enviar os e-mails ao destinatário especificado, durante o desenvolvimento. Se você estiver usando o SwiftmailerBundle com o Symfony2, poderá facilmente conseguir isso através de definições de configuração sem ter que fazer quaisquer alterações no código da sua aplicação. Existem duas opções principais quando se trata de manipulação de e-mails durante o desenvolvimento: (a) desativação do envio de e-mails totalmente ou (b) o envio de todos os e-mails para um endereço especificado.

Desativando o Envio

Você pode desativar o envio de e-mails, definindo a opção disable_delivery para true. Este é o padrão para o ambiente test na distribuição Standard. Se você fizer isso especificamente na configuração test, então os emails não será enviados quando você executar testes, mas continuarão a ser enviados nos ambientes prod e dev:

Se você também gostaria de desativar a entrega no ambiente dev, simplesmente adicione esta configuração ao arquivo config_dev.yml.

Enviando para um Endereço Especificado

Você também pode optar por enviar todos os emails para um endereço específico, em vez do endereço atualmente especificado, ao enviar a mensagem. Isto pode ser feito através da opção delivery_address:

Agora, suponha que você está enviando um email para recipient@example.com.

public function indexAction($name)
{
    $message = \Swift_Message::newInstance()
        ->setSubject('Hello Email')
        ->setFrom('send@example.com')
        ->setTo('recipient@example.com')
        ->setBody($this->renderView('HelloBundle:Hello:email.txt.twig', array('name' => $name)))
    ;
    $this->get('mailer')->send($message);

    return $this->render(...);
}

No ambiente dev, o e-mail será enviado para dev@example.com. O Swiftmailer irá adicionar um cabeçalho extra para o e-mail, X-Swift-To contendo o endereço substituído, assim você ainda poderá visualizar para quem ele teria sido enviado.

Note

Além do endereço to, ele também irá parar os e-mails sendo enviados para quaisquer endereços CC e BCC definidos. O SwiftMailer irá adicionar cabeçalhos adicionais para o e-mail com os endereços substituídos neles. Eles são X-Swift-Cc e X-Swift-Bcc para os endereços CC e BCC, respectivamente.

Visualização na Barra de Ferramentas de Debug Web

Você pode visualizar quaisquer e-mails enviados por uma página quando estiver no ambiente dev usando a Barra de Ferramentas para Debug Web. O ícone de e-mail na barra de ferramentas irá mostrar quantos e-mails foram enviados. Se você clicar nele, um relatório mostrando os detalhes dos e-mails será aberto.

Se você estiver enviando um e-mail e imediatamente executar um redirecionamento, você precisará definir a opção intercept_redirects para true no arquivo config_dev.yml para que possa ver o e-mail na barra de ferramentas de debug web antes de ser redirecionado.