Documentação do Symfony2
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Formulários

Lidar com formulários HTML é uma das mais comuns - e desafiadoras - tarefas para um desenvolvedor web. O Symfony2 integra um componente de formulário que torna fácil a tarefa de lidar com formulários. Neste capítulo, você vai construir um formulário complexo a partir do zero, aprendendo as características mais importantes da biblioteca de formulários ao longo do caminho.

Note

O componente de formulário do Symfony é uma biblioteca independente que pode ser utilizada fora de projetos Symfony2. Para mais informações, consulte o Componente de Formulário do Symfony2 no Github.

Criando um formulário simples

Suponha que você está construindo uma aplicação simples de lista de tarefas que precisará exibir “tarefas”. Devido aos seus usuários terem que editar e criar tarefas, você precisará construir um formulário. Mas, antes de começar, primeiro vamos focar na classe genérica Task que representa e armazena os dados de uma única tarefa:

// src/Acme/TaskBundle/Entity/Task.php
namespace Acme\TaskBundle\Entity;

class Task
{
    protected $task;

    protected $dueDate;

    public function getTask()
    {
        return $this->task;
    }
    public function setTask($task)
    {
        $this->task = $task;
    }

    public function getDueDate()
    {
        return $this->dueDate;
    }
    public function setDueDate(\DateTime $dueDate = null)
    {
        $this->dueDate = $dueDate;
    }
}

Note

Se você está codificando junto com este exemplo, crie o AcmeTaskBundle primeiro, executando o seguinte comando (e aceite todas as opções padrão):

php app/console generate:bundle --namespace=Acme/TaskBundle

Essa classe é um “antigo objeto PHP simples”, porque, até agora, não tem nada a ver com Symfony ou qualquer outra biblioteca. É simplesmente um objeto PHP normal que, diretamente resolve um problema no interior da sua aplicação (ou seja, a necessidade de representar uma tarefa na sua aplicação). Claro, até o final deste capítulo, você será capaz de enviar dados para uma instância Task (através de um formulário HTML), validar os seus dados, e persisti-los para o banco de dados.

Construindo o Formulário

Agora que você já criou a classe Task, o próximo passo é criar e renderizar o formulário HTML real. No Symfony2, isto é feito através da construção de um objeto de formulário e, em seguida, renderizando em um template. Por ora, tudo isso pode ser feito dentro de um controlador:

// src/Acme/TaskBundle/Controller/DefaultController.php
namespace Acme\TaskBundle\Controller;

use Symfony\Bundle\FrameworkBundle\Controller\Controller;
use Acme\TaskBundle\Entity\Task;
use Symfony\Component\HttpFoundation\Request;

class DefaultController extends Controller
{
    public function newAction(Request $request)
    {
        // create a task and give it some dummy data for this example
        $task = new Task();
        $task->setTask('Write a blog post');
        $task->setDueDate(new \DateTime('tomorrow'));

        $form = $this->createFormBuilder($task)
            ->add('task', 'text')
            ->add('dueDate', 'date')
            ->getForm();

        return $this->render('AcmeTaskBundle:Default:new.html.twig', array(
            'form' => $form->createView(),
        ));
    }
}

Tip

Este exemplo mostra como construir o seu formulário diretamente no controlador. Mais tarde, na seção “Criando classes de formulário”, você aprenderá como construir o seu formulário em uma classe independente, que é o recomendado pois torna o seu formulário reutilizável.

A criação de um formulário requer relativamente pouco código porque os objetos de formulário do Symfony2 são construídos com um “construtor de formulários”. A finalidade do construtor de formulários é permitir que você escreva “receitas” simples de formulários, e ele fazer todo o trabalho pesado, de, realmente, construir o formulário.

Neste exemplo, você acrescentou dois campos ao seu formulário - task e dueDate - que correspondem as propriedades task e dueDate da classe Task. Você também atribuiu a cada um deles um “type” (exemplo: text, date), que, entre outras coisas, determina qual(ais) tag(s) HTML de formulário serão renderizadas para esse campo.

O Symfony2 vem com muitos tipos embutidos, que serão discutidos em breve (veja Tipos de campos integrados (Built-in)).

Renderizando o Formulário

Agora que o formulário foi criado, o próximo passo é renderizá-lo. Isto é feito passando um objeto “view” especial para o seu template (note o $form->createView() no controlador acima) e usando um conjunto de funções helper para o formulário:

../_images/form-simple.png

Note

Este exemplo assume que você criou uma rota chamada task_new que aponta para o controlador AcmeTaskBundle:Default:new o qual foi criado anteriormente.

É isso! Ao imprimir o form_widget(form), cada campo do formulário é renderizado, juntamente com uma label e uma mensagem de erro (se houver). Fácil assim, embora não muito flexível (ainda). Normalmente, você desejará renderizar cada campo do formulário individualmente, pois poderá controlar como será a aparência do formulário. Você aprenderá como fazer isso na seção “Renderizando um formulário em um Template”.

Antes de prosseguirmos, observe como o campo input task renderizado tem o valor da propriedade task do objeto $task (Ex. “Write a blog post”). Este é o primeiro trabalho de um formulário: pegar os dados de um objeto e traduzi-lo em um formato que seja adequado para ser renderizado em um formulário HTML.

Tip

O sistema de formulários é inteligente o suficiente para acessar o valor da propriedade protegida task através dos métodos getTask() e setTask() na classe Task. A menos que a propriedade seja pública, ela deve ter um método “getter” e “setter” para que o componente de formulário possa obter e definir os dados na propriedade. Para uma propriedade Boolean, você pode usar um método “isser” (por exemplo, isPublished()) em vez de um getter (Ex. getPublished()).

Manipulando o envio de formulários

O segundo trabalho de um formulário é traduzir os dados enviados pelo usuário de volta as propriedades de um objeto. Para que isso aconteça, os dados enviados pelo usuário devem ser vinculados (bound) ao formulário. Adicione as seguintes funcionalidades no seu controlador:

// ...

public function newAction(Request $request)
{
    // just setup a fresh $task object (remove the dummy data)
    $task = new Task();

    $form = $this->createFormBuilder($task)
        ->add('task', 'text')
        ->add('dueDate', 'date')
        ->getForm();

    if ($request->isMethod('POST')) {
        $form->bind($request);

        if ($form->isValid()) {
            // perform some action, such as saving the task to the database

            return $this->redirect($this->generateUrl('task_success'));
        }
    }

    // ...
}

New in version 2.1: O método bind tornou-se mais flexível no Symfony 2.1. Ele aceita agora os dados brutos do cliente (como antes) ou um objeto Request do Symfony. Ele é preferido ao invés do método obsoleto bindRequest.

Agora, quando enviar o formulário, o controlador vincula (bind) ao formulário os dados enviados, que traduz os dados de volta as propriedades task e dueDate do objeto $task. Isso tudo acontece através do método bind().

Note

Assim que o bind() é chamado, os dados enviados são transferidos imediatamente para o objeto implícito. Isso acontece independentemente dos dados implícitos serem realmente válidos.

Este controlador segue um padrão comum para a manipulação de formulários, e possui três caminhos possíveis:

  1. Inicialmente quando se carrega a página em um navegador, o método de solicitação (request) é GET e o formulário é simplesmente criado e renderizado;
  2. Quando o usuário envia o formulário (Ex., o método é POST) mas os dados não são válidos (a validação será discutida na próxima seção), o formulário é vinculado (bound) e então processado, desta vez exibindo todos os erros de validação;
  3. Quando o usuário envia o formulário com dados válidos, o formulário é vinculado (bound) e você tem a oportunidade de executar algumas ações usando o objeto $task (por exemplo, persisti-lo para o banco de dados) antes de redirecionar o usuário para outra página (por exemplo, uma página de “obrigado” ou “sucesso”).

Note

Redirecionar o usuário após o envio bem sucedido do formulário impede que ele, ao clicar em “atualizar”, reenvie os dados do formulário.

Validação do formulário

Na seção anterior, você aprendeu como um formulário pode ser enviado com dados válidos ou inválidos. No Symfony2, a validação é aplicada ao objeto implícito (Ex., Task). Em outras palavras, a questão não é se o “formulário” é válido, mas se o objeto $task é válido após a aplicação dos dados enviados pelo formulário. A chamada $form->isValid() é um atalho que pergunta ao objeto $task se ele possui ou não dados válidos.

A validação é feita adicionando um conjunto de regras (chamadas constraints) à uma classe. Para ver isso em ação, adicione constraints de validação para que o campo task não deve ser vazio e o campo dueDate não deve ser vazio e deve ser um objeto DateTime válido.

É isso! Se você reenviar o formulário com dados inválidos, verá os erros correspondentes exibidos com o formulário.

A validação é um recurso muito poderoso do Symfony2 e tem seu próprio capítulo dedicado.

Grupos de Validação

Tip

Se você não estiver usando grupos de validação, então, você pode pular esta seção.

Se o seu objeto aproveita a grupos de validação, você precisa especificar qual(ais) grupo(s) de validação seu formulário deve usar:

$form = $this->createFormBuilder($users, array(
    'validation_groups' => array('registration'),
))->add(...)
;

Se você está criando classes de formulário (uma boa prática), então você precisa adicionar o seguinte ao método setDefaultOptions():

use Symfony\Component\OptionsResolver\OptionsResolverInterface;

public function setDefaultOptions(OptionsResolverInterface $resolver)
{
    $resolver->setDefaults(array(
        'validation_groups' => array('registration')
    ));
}

Em ambos os casos, apenas o grupo de validação registration será usado para validar o objeto implícito.

Grupos com base nos dados submetidos

New in version 2.1: A capacidade de especificar um callback ou Closure no validation_groups é novo na versão 2.1

Se você precisar de alguma lógica avançada para determinar os grupos de validação (por exemplo, com base nos dados submetidos), você pode definir a opção validation_groups para um array callback ou uma Closure:

use Symfony\Component\OptionsResolver\OptionsResolverInterface;

public function setDefaultOptions(OptionsResolverInterface $resolver)
{
    $resolver->setDefaults(array(
        'validation_groups' => array('Acme\\AcmeBundle\\Entity\\Client', 'determineValidationGroups'),
    ));
}

Isso irá chamar o método estático determineValidationGroups() na classe Client após o formulário ser vinculado (bound), mas antes da validação ser executada. O objeto do formulário é passado como um argumento para esse método (veja o exemplo seguinte). Você também pode definir toda a lógica inline usando uma Closure:

use Symfony\Component\Form\FormInterface;
use Symfony\Component\OptionsResolver\OptionsResolverInterface;

public function setDefaultOptions(OptionsResolverInterface $resolver)
{
    $resolver->setDefaults(array(
        'validation_groups' => function(FormInterface $form) {
            $data = $form->getData();
            if (Entity\Client::TYPE_PERSON == $data->getType()) {
                return array('person')
            } else {
                return array('company');
            }
        },
    ));
}

Tipos de campos integrados (Built-in)

O Symfony vem, por padrão, com um grande grupo de tipos de campos que cobrem todos os os campos comuns de formulário e tipos de dados que você vai encontrar:

Você também pode criar os seus próprios tipos de campo personalizados. Este tópico é abordado no artigo “Como Criar um Tipo de Campo de Formulário Personalizado” do cookbook.

Opções dos tipos de campos

Cada tipo de campo possui um número de opções que podem ser usadas ​​para configurá-lo. Por exemplo, o campo dueDate é atualmente processado como 3 select boxes. No entanto, o campo date pode ser configurado para ser renderizado como uma caixa de texto simples (onde o usuário deve digitar a data como uma string na caixa):

->add('dueDate', 'date', array('widget' => 'single_text'))
../_images/form-simple2.png

Cada tipo de campo tem um número de opções diferentes que podem ser passadas à ele. Muitas delas são específicas para o tipo de campo e os detalhes podem ser encontrados na documentação de cada tipo.

Adivinhando o tipo do campo

Agora que você adicionou metadados de validação na classe Task, o Symfony já sabe um pouco sobre os seus campos. Se você permitir, o Symfony pode “adivinhar” o tipo do seu campo e configurá-lo para você. Neste exemplo, o Symfony pode adivinhar a partir das regras de validação que o campo task é um campo texto normal e o campo dueDate é um campo data:

public function newAction()
{
    $task = new Task();

    $form = $this->createFormBuilder($task)
        ->add('task')
        ->add('dueDate', null, array('widget' => 'single_text'))
        ->getForm();
}

A “adivinhação” é ativada quando você omitir o segundo argumento do método add() (ou se você passar null para ele). Se você passar um array de opções como o terceiro argumento (feito para o dueDate acima), estas opções são aplicadas ao campo adivinhado.

Caution

Se o formulário usa um grupo de validação específico, o adivinhador do tipo de campo ainda vai considerar todas as constraints de validação quando estiver adivinhando os seus tipos de campos (incluindo as constraints que não fazem parte dos grupos de validação sendo utilizados).

Adivinhando as opções dos tipos de campos

Além de adivinhar o “tipo” para um campo, o Symfony também pode tentar adivinhar os valores corretos de uma série de opções do campo.

Tip

Quando essas opções são definidas, o campo será renderizado com atributos HTML especiais que fornecem para a validação HTML5 ao lado do cliente. Entretanto, ele não gera as constraints equivalentes ao lado do servidor (Ex. Assert\MaxLength). E, embora você precisará adicionar manualmente a validação ao lado do servidor, essas opções de tipo de campo podem, então, ser adivinhadas a partir dessa informação.

  • required: A opção required pode ser adivinhada com base nas regras de validação (ou seja, o campo é NotBlank ou NotNull) ou metadados do Doctrine (ou seja, é o campo é nullable). Isto é muito útil, pois a sua validação ao lado do cliente irá corresponder automaticamente as suas regras de validação.
  • min_length: Se o campo é uma espécie de campo de texto, então, a opção min_length pode ser adivinhada a partir das constraints de validação (se o MinLength ou Min é usado) ou a partir dos metadados do Doctrine (através do tamanho do campo).
  • max_length: Semelhante ao min_length, o tamanho máximo também pode ser adivinhado.

Note

Estas opções de campo são adivinhadas apenas se você estiver usando o Symfony para adivinhar o tipo de campo (ou seja, omitir ou passar null como o segundo argumento para o add()).

Se você desejar modificar um dos valores adivinhados, você pode sobrescrevê-lo passando a opção no array de opções do campo:

->add('task', null, array('min_length' => 4))

Renderizando um formulário em um Template

Até agora, você viu como um formulário inteiro pode ser renderizado com apenas uma linha de código. Claro, você geralmente precisará de muito mais flexibilidade quando estiver renderizando:

Vamos dar uma olhada em cada parte:

  • form_enctype(form) - Se pelo menos um campo for um campo para upload de arquivo, ele irá renderizar o enctype="multipart/form-data" obrigatório;
  • form_errors(form) - Renderiza quaisquer erros globais para todo o formulário (erros específicos de campos são exibidos ao lado de cada campo);
  • form_row(form.dueDate) - Renderiza a label, qualquer erro, e o widget HTML do formulário para o campo informado (Ex. dueDate), por padrão, um elemento div;
  • form_rest(form) - Renderiza quaisquer campos que ainda não tenham sido renderizados. Geralmente é uma boa idéia fazer uma chamada deste helper na parte inferior de cada formulário (no caso de você ter esquecido algum campo ou não quer se preocupar em renderizar manualmente os campos ocultos). Este helper também é útil para aproveitar a Proteção CSRF automática.

A maioria do trabalho é feito pelo helper form_row, que renderiza a label, os erros e widgets HTML do formulário para cada campo dentro de uma tag div por padrão. Na seção Tematizando os formulários, você aprenderá como a saída do form_row pode ser personalizada em muitos níveis diferentes.

Tip

Você pode acessar os dados atuais do seu formulário via form.vars.value:

Renderizando cada campo manualmente

O helper form_row é ótimo porque você pode renderizar rapidamente cada campo de seu formulário (e também é possível personalizar a marcação utilizada para a “linha” ). Mas, como a vida nem sempre é tão simples, você também pode renderizar cada campo inteiramente à mão. O produto final do que segue é o mesmo de quando você usou o helper form_row:

Se a label auto-gerada para um campo não estiver correta, você pode especificá-la explicitamente:

Finalmente, alguns tipos de campos tem opções de renderização adicionais que podem ser passadas para o widget. Estas opções estão documentadas com cada tipo, mas uma opção em comum é o attr, que permite modificar atributos no elemento do formulário. O seguinte código adiciona a classe task_field para o campo texto de entrada renderizado:

Referência de funções dos templates Twig

Se você está usando o Twig, uma referência completa das funções de renderização do formulário está disponível no manual de referência. Leia ele para saber tudo sobre os helpers disponíveis e as opções que podem ser usadas ​​com cada um.

Criando classes de formulário

Como você viu, um formulário pode ser criado e usado diretamente em um controlador. No entanto, uma prática melhor é construir o formulário separadamente, em uma classe PHP independente, que poderá, então, ser reutilizada em qualquer lugar na sua aplicação. Crie uma nova classe que vai abrigar a lógica da construção do formulário de tarefas:

// src/Acme/TaskBundle/Form/Type/TaskType.php

namespace Acme\TaskBundle\Form\Type;

use Symfony\Component\Form\AbstractType;
use Symfony\Component\Form\FormBuilderInterface;

class TaskType extends AbstractType
{
    public function buildForm(FormBuilderInterface $builder, array $options)
    {
        $builder->add('task');
        $builder->add('dueDate', null, array('widget' => 'single_text'));
    }

    public function getName()
    {
        return 'task';
    }
}

Esta nova classe contém todas as orientações necessárias para criar o formulário de tarefas (Note que o método getName() deve retornar um identificador exclusivo para esse “tipo” do formulário). Ele pode ser usado para construir rapidamente um objeto de formulário no controlador:

// src/Acme/TaskBundle/Controller/DefaultController.php

// add this new use statement at the top of the class
use Acme\TaskBundle\Form\Type\TaskType;

public function newAction()
{
    $task = // ...
    $form = $this->createForm(new TaskType(), $task);

    // ...
}

Colocando a lógica do formulário em sua própria classe significa que o formulário pode ser facilmente reutilizado em outros lugares no seu projeto. Esta é a melhor forma de criar formulários, mas, a decisão final depende de você.

Tip

Ao mapear formulários para objetos, todos os campos são mapeados. Qualquer campo do formulário que não existe no objeto mapeado irá fazer com que uma exceção seja gerada.

Nos casos em que você precisa de campos extras na formulário (por exemplo: um checkbox “você concorda com os termos”) que não será mapeado para o objeto implícito, você precisa definir a opção property_path como false:

use Symfony\Component\Form\FormBuilderInterface;

public function buildForm(FormBuilderInterface $builder, array $options)
{
    $builder->add('task');
    $builder->add('dueDate', null, array('property_path' => false));
}

Além disso, se houver quaiquer campos do formulário que não estão incluídos nos dados submetidos, esses campos serão definidos explicitamente como null.

Os dados do campo podem ser acessados em um controlador com:

$form->get('dueDate')->getData();

Formulários e o Doctrine

O objetivo de um formulário é traduzir os dados de um objeto (Ex. Task) para um formulário HTML e, em seguida, traduzir os dados enviados pelo usuário de volta ao objeto original. Como tal, o tópico da persistência do objeto Task no banco de dados é totalmente não relacionado ao tópico de formulários. Mas, se você configurou a classe Task para ser persistida através do Doctrine (ou seja, você adicionou metadados de mapeamento à ele), então, a persistência após a submissão do formulário pode ser feita quando o formulário é válido:

if ($form->isValid()) {
    $em = $this->getDoctrine()->getManager();
    $em->persist($task);
    $em->flush();

    return $this->redirect($this->generateUrl('task_success'));
}

Se, por algum motivo, você não tem acesso ao seu objeto $task original, você pode buscá-lo a partir do formulário:

$task = $form->getData();

Para mais informações, consulte o capítulo Doctrine ORM.

A chave para entender é que, quando o formulário é vinculado (bound), os dados submetidos são transferidos imediatamente para o objeto implícito. Se você quiser persistir esses dados, basta persistir o objeto em si (que já contém os dados submetidos).

Formulários embutidos

Muitas vezes, você desejará criar um formulário que vai incluir campos de vários objetos diferentes. Por exemplo, um formulário de inscrição pode conter dados que pertencem a um objeto User, bem como, muitos objetos Address. Felizmente, isto é fácil e natural com o componente de formulário.

Embutindo um único objeto

Suponha que cada Task pertence a um simples objeto Category. Inicie, é claro, criando o objeto Category:

// src/Acme/TaskBundle/Entity/Category.php
namespace Acme\TaskBundle\Entity;

use Symfony\Component\Validator\Constraints as Assert;

class Category
{
    /**
     * @Assert\NotBlank()
     */
    public $name;
}

Em seguida, adicione uma nova propriedade category na classe Task:

// ...

class Task
{
    // ...

    /**
     * @Assert\Type(type="Acme\TaskBundle\Entity\Category")
     */
    protected $category;

    // ...

    public function getCategory()
    {
        return $this->category;
    }

    public function setCategory(Category $category = null)
    {
        $this->category = $category;
    }
}

Agora que a sua aplicação foi atualizada para refletir as novas exigências, crie uma classe de formulário para que o objeto Category possa ser modificado pelo usuário:

// src/Acme/TaskBundle/Form/Type/CategoryType.php
namespace Acme\TaskBundle\Form\Type;

use Symfony\Component\Form\AbstractType;
use Symfony\Component\Form\FormBuilderInterface;
use Symfony\Component\OptionsResolver\OptionsResolverInterface;

class CategoryType extends AbstractType
{
    public function buildForm(FormBuilderInterface $builder, array $options)
    {
        $builder->add('name');
    }

    public function setDefaultOptions(OptionsResolverInterface $resolver)
    {
        $resolver->setDefaults(array(
            'data_class' => 'Acme\TaskBundle\Entity\Category',
        ));
    }

    public function getName()
    {
        return 'category';
    }
}

O objetivo final é permitir que a Category de uma Task possa ser modificada direitamente dentro do próprio formulário da tarefa. Para fazer isso, adicione um campo category ao objeto TaskType cujo tipo é uma instância da nova classe CategoryType:

use Symfony\Component\Form\FormBuilderInterface;

public function buildForm(FormBuilderInterface $builder, array $options)
{
    // ...

    $builder->add('category', new CategoryType());
}

Os campos do CategoryType podem agora ser renderizados juntamente com os campos da classe TaskType. Para ativar a validação no CategoryType, adicione a opção cascade_validation:

public function setDefaultOptions(OptionsResolverInterface $resolver)
{
    $resolver->setDefaults(array(
        'data_class' => 'Acme\TaskBundle\Entity\Category',
        'cascade_validation' => true,
    ));
}

Renderize os campos Category da mesma forma que os campos originais da Task:

Quando o usuário enviar o formulário, os dados submetidos para os campos Category são usados ​​para construir uma instância de Category, que é então definida no campo Category da instância Task.

A instância Category é acessível naturalmente via $task->getCategory() e pode ser persistida no banco de dados ou usada como você precisar.

Embutindo uma coleção de formulários

Você também pode embutir uma coleção de formulários em um formulário (imagine um formulário Category com muitos sub-formulários Product). Isto é feito usando o tipo de campo collection.

Para mais informações consulte no “Como embutir uma Coleção de Formulários” e na collection referência dos tipos de campo.

Tematizando os formulários

Cada parte de como um formulário é renderizado pode ser personalizada. Você está livre para mudar como cada “linha” do formulário é renderizada, alterar a marcação usada para renderizar os erros, ou até mesmo, personalizar como uma tag ``textarea` deve ser renderizada. Nada está fora dos limites, e é possível utilizar diferentes personalizações ​​em diferentes lugares.

O Symfony utiliza templates para renderizar todas e cada uma das partes de um formulário, tais como tags label, tags input, mensagens de erro e tudo mais.

No Twig, cada “fragmento” do formulário é representado por um bloco Twig. Para personalizar qualquer parte de como um formulário é renderizado, você só precisa substituir o bloco apropriado.

No PHP, cada “fragmento” do formulário é renderizado por um arquivo de template individual. Para personalizar qualquer parte de como um formulário é renderizado, você só precisa sobrescrever o template já existente, criando um novo.

Para entender como isso funciona, vamos personalizar o fragmento form_row e adicionar um atributo class para o elemento div que envolve cada linha. Para fazer isso, crie um novo arquivo template que irá armazenar a marcação nova:

O fragmento field_row do formulário é utilizado para renderizar a maioria dos campos através da da função form_row. Para dizer ao componente de formulário para utilizar o seu novo fragmento field_row definido acima, adicione o seguinte no topo do template que renderiza o formulário:

A tag form_theme (no Twig) “importa” os fragmentos definidos no template informado e utiliza-os quando renderiza o formulário. Em outras palavras, quando a função form_row é chamada mais tarde neste template, ela usará o bloco field_row de seu tema personalizado (ao invés do bloco padrão field_row que vem com o Symfony).

Para personalizar qualquer parte de um formulário, você só precisa substituir o fragmento apropriado. Saber exatamente qual bloco ou arquivo deve-se substituir é o tema da próxima seção.

New in version 2.1: Foi introduzida uma sintaxe alternativa do Twig para form_theme no 2.1. Ela aceita qualquer expressão Twig válida (a diferença mais notável está no uso de um array quando utilizar vários temas).

{# src/Acme/TaskBundle/Resources/views/Default/new.html.twig #}

{% form_theme form with 'AcmeTaskBundle:Form:fields.html.twig' %}

{% form_theme form with ['AcmeTaskBundle:Form:fields.html.twig', 'AcmeTaskBundle:Form:fields2.html.twig'] %}

Para uma discussão mais extensiva, consulte Como personalizar a Renderização de Formulários.

Nomeando os fragmentos do formulário

No Symfony, cada parte de um formulário que é renderizada - elementos de formulário HTML, erros, labels, etc - é definida em um tema base, que é uma coleção de blocos no Twig e uma coleção de arquivos de template no PHP.

No Twig, cada bloco necessário é definido em um único arquivo de template (form_div_layout.html.twig) que encontra-se no interior do Twig Bridge. Dentro desse arquivo, você pode ver todos os blocos necessários para renderizar um formulário e todo o tipo de campo padrão.

No PHP, os fragmentos são arquivos de template individuais. Por padrão, eles estão localizados no diretório Resources/views/Form do framework bundle (veja no GitHub).

Cada nome de fragmento segue o mesmo padrão básico e é dividido em duas partes, separadas por um único caractere de sublinhado (_). Alguns exemplos são:

  • field_row - usado pelo form_row para renderizar a maioria dos campos;
  • textarea_widget - usado pelo form_widget para renderizar um campo do tipo textarea;
  • field_errors - usado pelo form_errors para renderizar os erros para um campo;

Cada fragmento segue o mesmo padrão básico: type_part. A porção type corresponde ao tipo do campo sendo renderizado (Ex. textarea, checkbox, date, etc) enquanto a porção part corresponde a o que está sendo renderizado (Ex., label, widget, errors, etc). Por padrão, existem 4 partes possíveis de um formulário que podem ser renderizadas:

label (Ex. field_label) renderiza label do campo
widget (Ex. field_widget) renderiza a representação HTML do campo
errors (Ex. field_errors) renderiza os errors do campo
row (Ex. field_row) renderiza a linha inteira do campo (label, widget e erros)

Note

Na verdade, existem outras três partes - rows, rest e enctype - mas você raramente ou nunca vai precisar se preocupar em sobrescrevê-las

Ao conhecer o tipo do campo (Ex. `` textarea``) e qual parte você deseja personalizar (Ex. widget), você pode construir o nome do fragmento que precisa ser sobrescrito (Ex. textarea_widget).

Herança dos fragmentos de template

Em alguns casos, o fragmento que você deseja personalizar parecerá estar faltando. Por exemplo, não existe um fragmento textarea_errors nos temas padrão fornecidos com o Symfony. Então, como são renderizados os erros de um campo textarea?

A resposta é: através do fragmento field_errors. Quando o Symfony renderiza os erros para um tipo textarea, ele procura primeiro por um fragmento textarea_errors antes de voltar para o fragmento field_errors. Cada tipo de campo tem um tipo pai (o tipo pai do textarea é field), e o Symfony usa o fragmento para o tipo pai se o fragmento base não existir.

Então, para substituir os erros para apenas os campos textarea, copie o fragmento field_errors, renomeie para textarea_errors e personalize-o. Para sobrescrever a renderização de erro padrão para todos os campos, copie e personalize diretamente o fragmento field_errors.

Tip

O tipo “pai” de cada tipo de campo está disponível na referência de tipos do formulário para cada tipo de campo.

Tematizando os formulários globalmente

No exemplo acima, você usou o helper form_theme (no Twig) para “importar” os fragmentos personalizados somente para este formulário. Você também pode dizer ao Symfony para importar as personalizações do formulário para todo o seu projeto.

Twig

Para incluir automaticamente os blocos personalizados do template fields.html.twig criado anteriormente em todos os templates, modifique o seu arquivo de configuração da aplicação:

Quaisquer blocos dentro do template fields.html.twig agora são usados ​​globalmente para definir a saída do formulário.

PHP

Para incluir automaticamente os templates personalizados do diretório Acme/TaskBundle/Resources/views/Form criado anteriormente em todos os templates, modifique o seu arquivo de configuração da aplicação:

Qualquer fragmento dentro do diretório Acme/TaskBundle/Resources/views/Form agora será usado ​​globalmente para definir a saída do formulário.

Proteção CSRF

CSRF - ou Cross-site request forgery - é um método pelo qual um usuário mal-intencionado tenta fazer com que os seus usuários legítimos, sem saber, enviem dados que eles não pretendem enviar. Felizmente, os ataques CSRF podem ser prevenidos usando um token CSRF dentro do seu formulário.

A boa notícia é que o Symfony, por padrão, incorpora e valida os tokens CSRF automaticamente para você. Isso significa que você pode aproveitar a proteção CSRF sem precisar fazer nada. Na verdade, todo formulário neste capítulo aproveitou a proteção CSRF!

A proteção CSRF funciona adicionando um campo oculto ao seu formulário - chamado _token por padrão - que contém um valor que só você e seu usuário sabem. Isto garante que o usuário - e não alguma outra entidade - está enviando os dados. O Symfony automaticamente valida a presença e exatidão deste token.

O campo _token é um campo oculto e será automaticamente renderizado se você incluir a função form_rest() em seu template, que garante a saída de todos os campos não-renderizados.

O token CSRF pode ser personalizado formulário por formulário. Por exemplo:

use Symfony\Component\OptionsResolver\OptionsResolverInterface;

class TaskType extends AbstractType
{
    // ...

    public function setDefaultOptions(OptionsResolverInterface $resolver)
    {
        $resolver->setDefaults(array(
            'data_class'      => 'Acme\TaskBundle\Entity\Task',
            'csrf_protection' => true,
            'csrf_field_name' => '_token',
            // a unique key to help generate the secret token
            'intention'       => 'task_item',
        ));
    }

    // ...
}

Para desativar a proteção CSRF, defina a opção csrf_protection para false. As personalizações também podem ser feitas globalmente em seu projeto. Para mais informações veja a seção referência de configuração do formulário .

Note

A opção intention é opcional, mas aumenta muito a segurança do token gerado, tornando-o diferente para cada formulário.

Utilizando um formulário sem uma classe

Na maioria dos casos, um formulário é vinculado a um objeto, e os campos do formulário obtêm e armazenam seus dados nas propriedades desse objeto. Isto foi exatamente o que você viu até agora neste capítulo com a classe Task.

Mas, às vezes, você pode desejar apenas utilizar um formulário sem uma classe, e receber um array dos dados submetidos. Isso é realmente muito fácil:

// Certifique-se que você importou o namespace Request acima da classe
use Symfony\Component\HttpFoundation\Request
// ...

public function contactAction(Request $request)
{
    $defaultData = array('message' => 'Type your message here');
    $form = $this->createFormBuilder($defaultData)
        ->add('name', 'text')
        ->add('email', 'email')
        ->add('message', 'textarea')
        ->getForm();

        if ($request->isMethod('POST')) {
            $form->bind($request);

            // data is an array with "name", "email", and "message" keys
            $data = $form->getData();
        }

    // ... render the form
}

Por padrão, um formulário assume que você deseja trabalhar com arrays de dados, em vez de um objeto. Há exatamente duas maneiras em que você pode mudar esse comportamento e amarrar o formulário à um objeto:

  1. Passar um objeto ao criar o formulário (como o primeiro argumento para createFormBuilder ou o segundo argumento para createForm);
  2. Declarar a opção data_class no seu formulário.

Se você não fizer qualquer uma destas, então o formulário irá retornar os dados como um array. Neste exemplo, uma vez que $defaultData não é um objeto (e não foi definida a opção data_class), o $form->getData() retorna um array.

Tip

Você também pode acessar os valores POST (neste caso, “name”) diretamente através do objeto do pedido (request), desta forma:

$this->get('request')->request->get('name');

Esteja ciente, no entanto, que, na maioria dos casos, usar o método getData() é uma melhor escolha, já que retorna os dados (geralmente um objeto), após ele ser transformado pelo framework de formulário.

Adicionando a Validação

A peça que falta é a validação. Normalmente, quando você chama $form->isValid(), o objeto é validado através da leitura das constraints que você aplicou à classe. Mas, sem uma classe, como você pode adicionar constraints para os dados do seu formulário?

A resposta é configurar as constraints você mesmo, e passá-las para o seu formulário. A abordagem global é explicada um pouco mais no validation chapter, mas aqui está um pequeno exemplo:

// import the namespaces above your controller class
use Symfony\Component\Validator\Constraints\Email;
use Symfony\Component\Validator\Constraints\MinLength;
use Symfony\Component\Validator\Constraints\Collection;

$collectionConstraint = new Collection(array(
    'name' => new MinLength(5),
    'email' => new Email(array('message' => 'Invalid email address')),
));

// create a form, no default values, pass in the constraint option
$form = $this->createFormBuilder(null, array(
    'validation_constraint' => $collectionConstraint,
))->add('email', 'email')
    // ...
;

Agora, quando você chamar $form->bind($request), a configuração de constraints aqui será executada em relação aos dados do seu formulário. Se você estiver usando uma classe de formulário, sobrescreva o método setDefaultOptions para especificar a opção:

namespace Acme\TaskBundle\Form\Type;

use Symfony\Component\Form\AbstractType;
use Symfony\Component\Form\FormBuilder;
use Symfony\Component\OptionsResolver\OptionsResolverInterface;
use Symfony\Component\Validator\Constraints\Email;
use Symfony\Component\Validator\Constraints\MinLength;
use Symfony\Component\Validator\Constraints\Collection;

class ContactType extends AbstractType
{
    // ...

    public function setDefaultOptions(OptionsResolverInterface $resolver)
    {
        $collectionConstraint = new Collection(array(
            'name' => new MinLength(5),
            'email' => new Email(array('message' => 'Invalid email address')),
        ));

        $resolver->setDefaults(array(
            'validation_constraint' => $collectionConstraint
        ));
    }
}

Agora, você tem a flexibilidade de criar formulários - com validação - que retorna um array de dados, em vez de um objeto. Na maioria dos casos, é melhor - e certamente mais robusto - ligar (bind) o seu formulário à um objeto. Mas, para formulários simples, esta é uma excelente abordagem.

Considerações finais

Você já conhece todos os blocos de construção necessários para construir formulários complexos e funcionais para a sua aplicação. Ao construir formulários, tenha em mente que a primeira meta de um formulário é traduzir os dados de um objeto (Task) para um formulário HTML, para que o usuário possa modificar os dados. O segundo objetivo de um formulário é pegar os dados enviados pelo usuário e reaplicá-los ao objeto.

Ainda há muito mais para aprender sobre o mundo poderoso das formulários, tais como como lidar com uploads de arquivos com o Doctrine ou como criar um formulário onde um número dinâmico de sub-formulários podem ser adicionados (por exemplo, uma lista de tarefas onde você pode continuar a adicionar mais campos antes de enviar via Javascript). Veja estes tópicos no cookbook. Além disso, certifique-se de apoiar-se na documentação de referência de tipos de campo, que inclui exemplos de como usar cada tipo de campo e suas opções.