Documentação do Symfony2
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Como configurar o Monolog para enviar erros por e-mail

O Monolog pode ser configurado para enviar um e-mail quando ocorrer um erro na aplicação. A configuração para isto requer alguns manipuladores aninhados a fim de evitar o recebimento de muitos e-mails. Esta configuração parece complicada no início, mas cada manipulador é bastante simples quando é separado.

O manipulador mail é um manipulador fingers_crossed, significando que ele é acionado apenas quando o nível de ação, neste caso, critical é alcançado. Em seguida, ele faz log de tudo, incluindo mensagens abaixo do nível de ação. O nível critical só é acionado para erros HTTP de código 5xx. A definição handler significa que a saída é, então, transferida para o manipulador buffered.

Tip

Se você deseja que tanto erros de nível 400 quanto de nível 500 acionem um e-mail, defina o action_level para error ao invés de critical.

O manipulador buffered simplesmente mantém todas as mensagens para um pedido e em seguida, passa elas para o manipulador aninhado de uma só vez. Se você não usar este manipulador, então cada mensagem será enviada separadamente. Em seguida, é passado para o manipulador swift. Este é o manipulador que efetivamente trata de enviar o erro para o e-mail. As configurações para isso são simples, os endereços de (to), para (from) e o assunto (subject).

Você pode combinar esses manipuladores com outros manipuladores de modo que os erros ainda serão registrados no servidor, bem como enviados os e-mails:

Isto usa o manipulador group para enviar as mensagens para os dois membros do grupo, os manipuladores buffered e stream. As mensagens serão agora gravadas no arquivo de log e enviadas por e-mail.