Documentação do Symfony2
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Internacionalização

Internacionalização e localização adaptam as aplicações e seus conteúdos para a região ou idioma específico dos usuários. No Symfony, esse é um recurso opt-in que precisa ser ativado antes de utilizar. Para fazer isso, remova o comentário da da configuração translator seguinte e defina a localidade da sua aplicação:

# app/config/config.yml
framework:
    # ...
    translator: { fallback: "%locale%" }

# app/config/parameters.yml
parameters:
    # ...
    locale:     en

Formato do Arquivo Origem de Tradução

O componente Translation do Symfony suporta vários formatos diferentes de tradução: PHP, Qt, .po, .mo, JSON, CSV, INI, etc.

Best Practice

Use o formato XLIFF para os seus arquivos de tradução.

De todos os formatos de tradução disponíveis, apenas o XLIFF e o gettext possuem amplo suporte nas ferramentas usadas por tradutores profissionais. E, uma vez que ele possui base no XML, você pode validar o conteúdo do arquivo XLIFF enquanto você o escreve.

O Symfony 2.6 adicionou suporte para notas dentro dos arquivos XLIFF, tornando-os mais user-friendly para os tradutores. No final, boas traduções tratam de contexto, e essas notas XLIFF permitem definir esse contexto.

Tip

O JMSTranslationBundle, com licença Apache, oferece uma interface web para visualizar e editar esses arquivos de tradução. Ele também tem extratores avançados que podem ler o seu projeto e atualizar automaticamente os arquivos XLIFF.

Localização do Arquivo Origem de Tradução

Best Practice

Armazene os arquivos de tradução no diretório app/Resources/translations/.

Tradicionalmente, os desenvolvedores Symfony criavam esses arquivos no diretório Resources/translations/ de cada bundle.

Mas, uma vez que o diretório app/Resources/ é considerado a localização global para os recursos da aplicação, armazenar as traduções no app/Resources/translations/ centraliza elas e lhes fornece prioridade sobre qualquer outro arquivo de tradução. Isso permite que você sobrescreva traduções definidas em bundles de terceiros.

Chaves de Tradução

Best Practice

Sempre use chaves para traduções em vez de strings de conteúdo.

Usar chaves simplifica o gerenciamento dos arquivos de tradução, porque você pode alterar o conteúdo original sem ter que atualizar todos os arquivo de tradução.

As chaves devem sempre descrever seu propósito e não sua localização. Por exemplo, se um formulário tem um campo com a label “Username”, então uma boa chave seria label.username e não edit_form.label.username.

Exemplo de Arquivo de Tradução

Aplicando todas as melhores práticas anteriores, o arquivo de tradução exemplo para Inglês na aplicação seria:

<!-- app/Resources/translations/messages.en.xliff -->
<?xml version="1.0"?>
<xliff version="1.2" xmlns="urn:oasis:names:tc:xliff:document:1.2">
    <file source-language="en" target-language="en" datatype="plaintext">
        <body>
            <trans-unit id="1">
                <source>title.post_list</source>
                <target>Post List</target>
            </trans-unit>
        </body>
    </file>
</xliff>