Documentação do Symfony2
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Limite a Escrita dos Metadados de Sessão

O comportamento padrão da sessão PHP é persistir a sessão independentemente se os dados da sessão foram alterados ou não. No Symfony, cada vez que a sessão é acessada, os metadados são gravados (sessão criada/utilizada pela última vez) que pode ser usado para determinar a idade da sessão e o tempo ocioso.

Se, por razões de desempenho, você deseja limitar a frequência com que a sessão é persistida, esse recurso pode ajustar a granularidade das atualizações de metadados e persistir a sessão com menos frequência, enquanto mantêm os metadados relativamente precisos. Se outros dados de sessão forem alterados, a sessão irá sempre persistir.

Você pode dizer ao Symfony para não atualizar o metadado de tempo da “última atualização da sessão” até que uma certa quantidade de tempo tenha passado, por definição framework.session.metadata_update_threshold para um valor em segundos maior que zero:

Note

O comportamento padrão do PHP é salvar a sessão tanto se ela foi alterada ou não. Ao usar framework.session.metadata_update_threshold o Symfony envolverá o manipulador de sessão (configurado em framework.session.handler_id) no WriteCheckSessionHandler. Isso impedirá que qualquer sessão grave se a sessão não foi modificada.

Caution

Esteja ciente de que, se a sessão não é escrita em cada requisição, ela pode ser coletada pelo coletor de lixo (garbage collector), mais cedo do que o habitual. Isso significa que seus usuários podem ser deslogados mais cedo do que o esperado.