Documentação do Symfony
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Configuração

Configuração geralmente envolve diferentes partes da aplicação (tais como infraestrutura e credenciais de segurança) e diferentes ambientes (desenvolvimento, produção). É por isso que o Symfony recomenda que você divida a configuração da aplicação em três partes.

Configuração Relacionada à Infraestrutura

O arquivo default parameters.yml segue essa recomendação e define as opções relacionadas à infraestrutura do banco de dados e servidor de e-mail:

# app/config/parameters.yml
parameters:
    database_driver:   pdo_mysql
    database_host:     127.0.0.1
    database_port:     ~
    database_name:     symfony
    database_user:     root
    database_password: ~

    mailer_transport:  smtp
    mailer_host:       127.0.0.1
    mailer_user:       ~
    mailer_password:   ~

    # ...

Essas opções não são definidas no arquivo app/config/config.yml porque elas não têm nada a ver com o comportamento da aplicação. Em outras palavras, a sua aplicação não se preocupa com a localização do seu banco de dados ou com as credenciais para acessá-lo, contanto que o banco de dados esteja configurado corretamente.

Parâmetros Canônicos

Desde a versão 2.3, o Symfony inclui um arquivo de configuração chamado parameters.yml.dist, que armazena a lista canônica dos parâmetros de configuração da aplicação.

Sempre que um novo parâmetro de configuração é definido para a aplicação, você também deve adicioná-lo nesse arquivo e enviar as alterações para o seu sistema de controle de versão. Então, sempre que um desenvolvedor atualiza ou implanta o projeto em um servidor, o Symfony irá verificar se há alguma diferença entre o arquivo canônico parameters.yml.dist e o seu arquivo local parameters.yml. Caso houver , o Symfony irá pedir-lhe para fornecer um valor para o novo parâmetro e vai adicioná-lo ao seu arquivo local parameters.yml.

Configuração Relacionada à Aplicação

O arquivo config.yml contém as opções usadas pela aplicação para modificar seu comportamento, como o remetente de notificações de e-mail, ou feature toggles habilitado. Definir esses valores no arquivo parameters.yml adicionaria uma camada extra de configuração que não é necessária, porque você não precisa ou quer que esses valores de configuração mudem em cada servidor.

As opções de configuração definidas no arquivo config.yml geralmente variam de um ambiente de execução para outro. É por isso que o Symfony já inclui os arquivos app/config/config_dev.yml e app/config/config_prod.yml onde você pode substituir valores específicos para cada ambiente.

Constantes vs Opções de Configuração

Um dos erros mais comuns na definição de configuração da aplicação é criar novas opções para valores que nunca mudam, como o número de itens para resultados paginados.

A abordagem tradicional para a definição de opções de configuração fez muitas aplicações Symfony adicionarem uma opção como a seguinte, que seria usada para controlar o número de posts que serão exibidos na página inicial do blog:

# app/config/config.yml
parameters:
    homepage.num_items: 10

Se você perguntar a si mesmo quando foi a última vez que alterou o valor de qualquer opção como essa, as chances são de que você nunca tenha alterado. Criar uma opção de configuração para um valor que você nunca irá configurar simplesmente não é necessário. Nossa recomendação é definir esses valores como constantes na sua aplicação. Você pode, por exemplo, definir uma constante NUM_ITEMS na entidade Post:

// src/AppBundle/Entity/Post.php
namespace AppBundle\Entity;

class Post
{
    const NUM_ITEMS = 10;

    // ...
}

A principal vantagem da definição de constantes é que você pode usar seus valores em qualquer local da sua aplicação. Ao utilizar parâmetros, eles somente estão disponíveis em locais com acesso ao container do Symfony.

Constantes podem ser usadas, por exemplo, em seus templates Twig graças a função constant():

<p>
    Displaying the {{ constant('NUM_ITEMS', post) }} most recent results.
</p>

E entidades e repositórios do Doctrine agora podem acessar facilmente esses valores, ao passo que, eles não podem acessar os parâmetros do container:

namespace AppBundle\Repository;

use Doctrine\ORM\EntityRepository;
use AppBundle\Entity\Post;

class PostRepository extends EntityRepository
{
    public function findLatest($limit = Post::NUM_ITEMS)
    {
        // ...
    }
}

A única desvantagem notável do uso de constantes para esses tipos de valores de configuração é que você não pode redefini-los facilmente em seus testes.

Configuração Semântica: Não faça isso

Conforme explicado no artigo Como expor uma configuração semântica para um Bundle, os bundles do Symfony têm duas opções para lidar com a configuração: configuração normal do serviço através do arquivo services.yml e configuração semântica através de uma classe especial *Extension.

Embora a configuração semântica seja muito mais poderosa e ofereça bons recursos tal como a validação de configuração, a quantidade de trabalho necessário para definir essa configuração não vale a pena para bundles que não são destinados a serem compartilhados como bundles de terceiros.

Movendo Opções Sensíveis Totalmente fora do Symfony

Quando se tratar de opções sensíveis, como credenciais do banco de dados, também recomendamos que você armazene elas fora do projeto Symfony e torne-as disponíveis através de variáveis ​​de ambiente. Saiba como fazer no seguinte artigo: Como definir Parâmetros externos no Container de Serviço