Documentação do Symfony
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Instalando e Configurando o Symfony

O objetivo deste capítulo é te deixar com uma aplicação pronta e funcionando, feita com o Symfony. Felizmente, o Symfony oferece o que chamamos de “distribuições”, que são projetos básicos e funcionais que você pode baixar e utilizar como base para começar a desenvolver imediatamente.

Tip

Se o que você procura são instruções sobre a melhor maneira de criar um projeto e armazena-lo por meio de um sistema de controle de versão, veja Utilizando Controle de Versão.

Instalando uma Distribuição do Symfony2

Tip

Primeiro, certifique-se de que você tem um servidor web (Apache, por exemplo) com a versão mais recente possível do PHP (é recomendado o PHP 5.3.8 ou superior). Para mais informações sobre os requisitos do Symfony2, veja a referência sobre requisitos. Para informações sobre a configuração de seu específico root do servidor web, verifique a seguinte documentação: Apache | Nginx .

O Symfony2 tem pacotes chamados de “distribuições”, que são aplicações totalmente funcionais que já vem com as bibliotecas básicas do framework, uma seleção de alguns pacotes úteis, uma estrutura de diretórios com tudo o necessário e algumas configurações padrão. Ao baixar uma distribuição, você está baixando o esqueleto de uma aplicação funcional que pode ser utilizado imediatamente para começar a desenvolver.

Comece acessando a página de download do Symfony2 em http://symfony.com/download. Nessa página, você verá Symfony Standard Edition, que é a principal distribuição do Symfony2. Existem duas formas de iniciar o seu projeto:

Opção 1) Composer

Composer é uma biblioteca de gerenciamento de dependências para PHP, que você pode usar para baixar a Edição Standard do Symfony2.

Comece fazendo o download do Composer em qualquer lugar em seu computador local. Se você tem o curl instalado, é tão fácil como:

curl -s https://getcomposer.org/installer | php

Note

Se o seu computador não está pronto para usar o Composer, você verá algumas recomendações ao executar este comando. Siga as recomendações para que o Composer funcione corretamente.

O Composer é um arquivo executável PHAR, que você pode usar para baixar a Distribuição Standard:

php composer.phar create-project symfony/framework-standard-edition /path/to/webroot/Symfony 2.1.x-dev

Tip

Para uma versão exata, substitua 2.1.x-dev com a versão mais recente do Symfony (por exemplo, 2.1.1). Para mais detalhes, consulte a `Página de Instalação do Symfony`_

Este comando pode demorar alguns minutos para ser executado pois o Composer baixa a Distribuição Padrão, juntamente com todas as bibliotecas vendor de que ela precisa. Quando terminar, você deve ter um diretório parecido com o seguinte:

path/to/webroot/ <- your web root directory
    Symfony/ <- the new directory
        app/
            cache/
            config/
            logs/
        src/
            ...
        vendor/
            ...
        web/
            app.php
            ...

Opção 2) Fazer download de um arquivo

Você também pode fazer download de um arquivo da Edição Standard. Aqui, você vai precisar fazer duas escolhas:

  • Faça o download do arquivo tgz ou zip - ambos são equivalentes, faça o download daquele que você está mais confortável em usar;
  • Faça o download da distribuição com ou sem vendors. Se você está pensando em usar mais bibliotecas de terceiros ou bundles e gerenciá-los através do Composer, você provavelmente deve baixar “sem vendors”.

Baixe um dos arquivos em algum lugar sob o diretório raiz do seu servidor web local e descompacte-o. A partir de uma linha de comando UNIX, isto pode ser feito com um dos seguintes comandos (substituindo ### com o seu nome real do arquivo):

# for .tgz file
$ tar zxvf Symfony_Standard_Vendors_2.1.###.tgz

# for a .zip file
$ unzip Symfony_Standard_Vendors_2.1.###.zip

Se você baixou o arquivo “sem vendors”, você definitivamente precisa ler a próxima seção.

     Você pode facilmente substituir a estrutura de diretórios padrão. Veja      Como Substituir a Estrutura de Diretório Padrão do Symfony para mais      informações.

Atualizando os Vendors

Neste ponto, você baixou um projeto Symfony totalmente funcional em que você vai começar a desenvolver a sua própria aplicação. Um projeto Symfony depende de um número de bibliotecas externas. Estas são baixadas no diretório vendor/ do seu projeto através de uma biblioteca chamada Composer_.

Dependendo de como você baixou o Symfony, você pode ou não precisar fazer a atualização de seus vendors agora. Mas, a atualização de seus vendors é sempre segura, e garante que você tem todas as bibliotecas vendor que você precisa.

Passo 1: Obter o Composer _ (O excelente novo sistema de pacotes do PHP)

curl -s http://getcomposer.org/installer | php

Certifique-se de que você baixou o composer.phar no mesmo diretório onde o arquivo composer.json encontra-se (por padrão, no raiz de seu projeto Symfony).

Passo 2: Instalar os vendors

$ php composer.phar install

Este comando faz o download de todas as bibliotecas vendor necessárias - incluindo o Symfony em si - dentro do diretório vendor/.

Note

Se você não tem o curl instalado, você também pode apenas baixar o arquivo installer manualmente em http://getcomposer.org/installer. Coloque este arquivo em seu projeto e execute:

php installer
php composer.phar install

Tip

Ao executar php composer.phar install ou php composer.phar update, o composer vai executar comandos de pós instalação/atualização para limpar o cache e instalar os assets. Por padrão, os assets serão copiados para o seu diretório web. Para criar links simbólicos em vez de copiar os assets, você pode adicionar uma entrada no nó extra do seu arquivo composer.json com a chave symfony-assets-install e o valor symlink:

"extra": {
    "symfony-app-dir": "app",
    "symfony-web-dir": "web",
    "symfony-assets-install": "symlink"
}

Ao passar relative` ao invés de ``symlink para o symfony-assets-install, o comando irá gerar links simbólicos relativos.

Configuração e Instalação

Nesse ponto, todas as bibliotecas de terceiros necessários encontram-se no diretório vendor/. Você também tem um instalação padrão da aplicação em app/ e alguns códigos de exemplo no diretório src/.

O Symfony2 tem um script para testar as configuração do servidor de forma visual, que ajuda garantir que o servidor web e o PHP estão configurados para o framework. Utilize a seguinte URL para verificar a sua configuração:

http://localhost/config.php

Se algum problema foi encontrado, ele deve ser corrigido agora, antes de prosseguir.

Quando tudo estiver feito, clique em “Go to the Welcome page” para acessar a sua primeira webpage Symfony2 “real”:

http://localhost/app_dev.php/

O Symfony2 deverá lhe dar as boas vindas e parabeniza-lo pelo trabalho duro até agora!

../_images/welcome.jpg

Iniciando o Desenvolvimento

Agora que você tem uma aplicação Symfony2 totalmente funcional, você pode começar o desenvolvimento! A sua distribuição deve conter alguns códigos de exemplo - verifique o arquivo README.rst incluído na distribuição (você pode abri-lo como um arquivo de texto) para aprender sobre os exemplos incluídos e como você pode removê-los mais tarde.

Se você é novo no Symfony, junte-se a nós em “page_creation”, onde você aprenderá como criar páginas, mudar configurações e tudo mais que precisará para a sua nova aplicação.

Certifique-se também verificar o Cookbook, que contém uma grande variedade de artigos sobre a resolução de problemas específicos com Symfony.

Utilizando Controle de Versão

Se você está utilizando um sistema de controle de versão como Git ou Subversion, você pode instala-lo e começar a realizar os commits do seu projeto normalmente. A edição padrão do Symfony é o ponto inicial para o seu novo projeto.

Para instruções específicas sobre a melhor maneira de configurar o seu projeto para ser armazenado no git, veja Como Criar e Armazenar um Projeto Symfony2 no git.

Ignorando o diretório vendor/

Se você baixou o arquivo sem itens de terceiros (without vendors), você pode ignorar todo o diretório vendor/ com segurança e não enviá-lo para o controle de versão. No Git, isso é feito criando e o arquivo .gitignore e adicionando a seguinte linha:

/vendor/

Agora, o diretório vendor não será enviado para o controle de versão. Isso é bom (na verdade, é ótimo!) porque quando alguém clonar ou fizer check out do projeto, ele/ela poderá simplesmente executar o script php composer.phar install para instalar todas as bibliotecas vendor necessárias.