Documentação do Symfony - versão 3.4
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Atualizando uma Versão Maior (ex., 2.7.0 para 3.0.0)

Em um intervalo de poucos anos, o Symfony lança uma nova versão maior (o primeiro número muda). Esses lançamentos são mais complicados para atualizar, pois eles são autorizados a conter quebras de compatibilidade com versões anteriores. No entanto, o Symfony tenta tornar esse processo de atualização o mais suave possível.

Isso significa que você pode atualizar a maioria de seu código antes que o lançamento da versão maior seja realmente liberado. Isso chama-se tornar o seu código compatível futuramente.

Há alguns passos para atualizar para uma versão maior:

  1. Tornar seu código livre de partes obsoletas;
  2. Atualizar para a nova versão maior via Composer;
  3. Atualizar seu código para funcionar com a nova versão.

1) Tornar seu Código Livre de Partes Obsoletas

Durante o ciclo de vida de um lançamento de versão maior, novas funcionalidades são adicionadas e assinaturas de métodos e usos de API pública são alterados. Contudo, versões menores não devem conter quaisquer mudanças de incompatibilidade com versões anteriores. Para conseguir isso, o código “antigo” (ex., funções, classes, etc) ainda funciona, mas está marcado como obsoleto, indicando que ele será removido/alterado futuramente e que você deve parar de usá-lo.

Quando a versão maior é lançada (ex., 3.0.0), todos os recursos e funcionalidades obsoletas são removidos. Então, desde que você atualizou seu código para parar de usar esses recursos obsoletos na última versão antes da maior (ex., 2.8.*), você poderá atualizar sem problema.

Para ajudá-lo com isso, avisos de descontinuação são acionados sempre que você acaba usando um recurso obsoleto. Ao visitar a sua aplicação no ambiente dev em seu navegador, esses avisos são mostrados na barra de ferramentas de desenvolvimento web:

images/cookbook/deprecations-in-profiler.png

É claro que, em última análise, você quer parar de usar a funcionalidade obsoleta. Às vezes, isso é fácil: o aviso pode dizer exatamente o que mudar.

Mas, outras vezes, o aviso pode não ser claro: uma configuração em algum lugar pode fazer com que uma classe mais profunda acione o aviso. Nesse caso, o Symfony faz seu melhor para fornecer uma mensagem clara, mas pode ser necessário uma investigação adicional do aviso.

E, às vezes, o aviso pode vir de uma biblioteca ou um bundle de terceiro que você está usando. Se isso for verdade, há uma boa chance de que essas descontinuações já foram atualizadas. Nesse caso, atualize a biblioteca para corrigir.

Depois que todos os avisos de descontinuação sumiram, você pode atualizar com muito mais confiança.

Descontinuações no PHPUnit

Quando você executar os seus testes usando PHPUnit, nenhum aviso de descontinuação é exibido. Para ajudá-lo aqui, o Symfony fornece uma ponte PHPUnit. Essa ponte vai mostrar um belo resumo de todos os avisos de descontinuação no final do relatório de ensaio.

Tudo que você precisa fazer é instalar a ponte PHPUnit:

1
$ composer require --dev symfony/phpunit-bridge

Agora, você pode começar a corrigir os avisos:

 1
 2
 3
 4
 5
 6
 7
 8
 9
10
11
12
13
$ phpunit
...

OK (10 tests, 20 assertions)

Remaining deprecation notices (6)

The "request" service is deprecated and will be removed in 3.0. Add a typehint for
Symfony\Component\HttpFoundation\Request to your controller parameters to retrieve the
request instead: 6x
    3x in PageAdminTest::testPageShow from Symfony\Cmf\SimpleCmsBundle\Tests\WebTest\Admin
    2x in PageAdminTest::testPageList from Symfony\Cmf\SimpleCmsBundle\Tests\WebTest\Admin
    1x in PageAdminTest::testPageEdit from Symfony\Cmf\SimpleCmsBundle\Tests\WebTest\Admin

Uma vez que você corrigiu todos, o comando termina com 0 (success) e está tudo pronto!

2) Atualizar para a Nova Versão Maior via Composer

Uma vez que o código está livre de partes obsoletas, você pode atualizar a biblioteca Symfony via Composer, modificando seu arquivo composer.json:

1
2
3
4
5
6
7
8
{
    "...": "...",

    "require": {
        "symfony/symfony": "3.0.*",
    },
    "...": "..."
}

Em seguida, use o Composer para fazer o download de novas versões das bibliotecas:

1
$ composer update --with-dependencies symfony/symfony

3) Atualizar seu Código para Funcionar com a Nova Versão

Há uma boa chance de que tudo está pronto agora! No entanto, a próxima versão maior também pode conter novas quebras de compatibilidade com versões antiores pois uma camada BC não é sempre possível. Certifique-se de ler UPGRADE-X.0.md (onde X é a nova versão maior) incluído no repositório Symfony para qualquer quebra BC que você precisa estar ciente.