Documentação do Symfony2
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Instalando e Configurando o Symfony

O objetivo deste capítulo é te deixar com uma aplicação pronta e funcionando, feita com o Symfony. Felizmente, o Symfony oferece o que chamamos de “distribuições”, que são projetos básicos e funcionais que você pode baixar e utilizar como base para começar a desenvolver imediatamente.

Tip

Se o que você procura são instruções sobre a melhor maneira de criar um projeto e armazena-lo por meio de um sistema de controle de versão, veja Utilizando Controle de Versão.

Baixando uma Distribuição do Symfony2

Tip

Primeiro, certifique-se de que você tem um servidor web (Apache, por exemplo) com o PHP 5.3.2 ou superior instalado e configurado. Para mais informações sobre os requisitos do Symfony2, veja a referência sobre requisitos.

O Symfony2 tem pacotes chamados de “distribuições”, que são aplicações totalmente funcionais que já vem com as bibliotecas básicas do framework, uma seleção de alguns pacotes úteis, uma estrutura de diretórios com tudo o necessário e algumas configurações padrão. Ao baixar uma distribuição, você está baixando o esqueleto de uma aplicação funcional que pode ser utilizado imediatamente para começar a desenvolver.

Comece acessando a página de download do Symfony2 em http://symfony.com/download. Nessa página, você verá Symfony Standard Edition, que é a principal distribuição do Symfony2. Aqui você precisará fazer duas escolhas:

  • Baixar o arquivo .tgz ou o .zip. Os dois são equivalentes, portanto, baixe o arquivo no formato que você estiver mais acostumado a utilizar.
  • Baixar a distribuição com ou sem itens de terceiros (vendors). Se você tem o Git instalado em seu computador, você deve optar pela opção sem itens de terceiros (without vendors), uma vez que isso te dará um pouco mais de flexibilidade ao trabalhar com bibliotecas de terceiros.

Baixe um dos arquivos para um local dentro do diretório raiz do seu servidor web e o descompacte. Utilizando a linha de comando em um sistema UNIX, isso pode ser feito da seguinte maneira (troque o ### pelo nome do arquivo):

# for .tgz file
tar zxvf Symfony_Standard_Vendors_2.0.###.tgz

# for a .zip file
unzip Symfony_Standard_Vendors_2.0.###.zip

Ao terminar, você deverá ter um diretório chamado Symfony/ parecido com isso:

www/ <- your web root directory
    Symfony/ <- the unpacked archive
        app/
            cache/
            config/
            logs/
        src/
            ...
        vendor/
            ...
        web/
            app.php
            ...

Atualizando bibliotecas de terceiros

Por fim, se você baixou a versão sem itens de terceiros (without vendors), instale esses itens via linha de comando utilizando:

php bin/vendors install

Esse comando baixa todas as bibliotecas de terceiros necessários - incluindo o próprio Symfony - para o diretório vendor/. Para informações sobre como as bibliotecas de terceiros são gerenciadas dentro do Symfony2, veja “Gerenciando Bibliotecas Vendor com bin/vendors e deps”.

Configuração e Instalação

Nesse ponto, todas as bibliotecas de terceiros necessários encontram-se no diretório vendor/. Você também tem um instalação padrão da aplicação em app/ e alguns códigos de exemplo no diretório src/.

O Symfony2 tem um script para testar as configuração do servidor de forma visual, que ajuda garantir que o servidor web e o PHP estão configurados para o framework. Utilize a seguinte URL para verificar a sua configuração:

http://localhost/Symfony/web/config.php

Se algum problema foi encontrado, ele deve ser corrigido agora, antes de prosseguir.

Quando tudo estiver feito, clique em “Go to the Welcome page” para acessar a sua primeira webpage Symfony2 “real”:

http://localhost/Symfony/web/app_dev.php/

O Symfony2 deverá lhe dar as boas vindas e parabeniza-lo pelo trabalho duro até agora!

../_images/welcome.jpg

Iniciando o Desenvolvimento

Agora que você tem uma aplicação Symfony2 totalmente funcional, você pode começar o desenvolvimento! A sua distribuição deve conter alguns códigos de exemplo - verifique o arquivo README.rst incluído na distribuição (você pode abri-lo como um arquivo de texto) para aprender sobre os exemplos incluídos e como você pode removê-los mais tarde.

Se você é novo no Symfony, junte-se a nós em “page_creation”, onde você aprenderá como criar páginas, mudar configurações e tudo mais que precisará para a sua nova aplicação.

Utilizando Controle de Versão

Se você está utilizando um sistema de controle de versão como Git ou Subversion, você pode instala-lo e começar a realizar os commits do seu projeto normalmente. A edição padrão do Symfony é o ponto inicial para o seu novo projeto.

Para instruções específicas sobre a melhor maneira de configurar o seu projeto para ser armazenado no git, veja Como Criar e Armazenar um Projeto Symfony2 no git.

Ignorando o diretório vendor/

Se você baixou o arquivo sem itens de terceiros (without vendors), você pode ignorar todo o diretório vendor/ com segurança e não enviá-lo para o controle de versão. No Git, isso é feito criando e o arquivo .gitignore e adicionando a seguinte linha:

vendor/

Agora, o diretório vendor não será enviado para o controle de versão. Isso é bom (na verdade, é ótimo!) porque quando alguém clonar ou fizer check out do projeto, ele/ela poderá simplesmente executar o script php bin/vendors install para baixar todas as bibliotecas de terceiros necessárias.