Documentação do Symfony2
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Como usar o Console

A página /components/console/usage da documentação dos componentes aborda sobre as opções globais do console. Quando você usar o console como parte do framework full stack, algumas opções globais adicionais também estão disponíveis.

Por padrão, os comandos de console executam no ambiente dev e você pode desejar alterar isso para alguns comandos. Por exemplo, se você deseja executar alguns comandos no ambiente prod por motivos de desempenho. Além disso, o resultado de alguns comandos será diferente, dependendo do ambiente. Por exemplo, o comando cache:clear irá limpar e fazer o warm do cache apenas para o ambiente especificado. Para limpar e realizar o warm do cache de prod você precisa executar:

$ php app/console cache:clear --env=prod

ou o equivalente:

$ php app/console cache:clear -e=prod

Além de alterar o ambiente, você pode optar também por desativar o modo de depuração. Isto pode ser útil quando deseja-se executar comandos no ambiente dev mas evitar o impacto no desempenho devido a coleta de dados de depuração:

$ php app/console list --no-debug

Há um shell interativo que permite à você digitar os comandos sem ter que especificar php app/console toda vez, o que é útil se você precisa executar vários comandos. Para entrar no shell execute:

$ php app/console --shell
$ php app/console -s

Agora você pode simplesmente executar comandos com o nome do comando:

Symfony > list

Ao usar o shell você pode escolher em executar cada comando em um processo separado:

$ php app/console --shell --process-isolation
$ php app/console -s --process-isolation

Quando fizer isso, a saída não será colorida e a interatividade não é suportada, então, você vai precisar passar todos os parâmetros de comando explicitamente.

Note

A menos que você estiver usando processos isolados, limpar o cache no shell não terá efeito sobre os comandos subsequentes que você executar. Isto é porque os arquivos originais em cache ainda estão sendo usados.