Documentação do Symfony2
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Como Criar um Tipo de Campo de Formulário Personalizado

O Symfony vem com vários tipos de campo disponíveis para a construção de formulários. No entanto, existem situações em que você pode desejar criar um tipo de campo de formulário personalizado para um propósito específico. Esta receita assume que você precisa de uma definição de campo que possui o gênero de uma pessoa, com base no campo choice existente. Esta seção explica como o campo é definido, como você pode personalizar o seu layout e, finalmente, como registrá-lo para uso em sua aplicação.

Definindo o Tipo de Campo

A fim de criar o tipo de campo personalizado, primeiro você precisa criar a classe que o representa. Nesta situação, a classe que contém o tipo de campo será chamada GenderType e o arquivo será armazenado no local padrão para campos de formulário, que é <BundleName>\Form\Type. Verifique se o campo estende a classe Symfony\Component\Form\AbstractType:

// src/Acme/DemoBundle/Form/Type/GenderType.php
namespace Acme\DemoBundle\Form\Type;

use Symfony\Component\Form\AbstractType;
use Symfony\Component\Form\FormBuilder;

class GenderType extends AbstractType
{
    public function getDefaultOptions(array $options)
    {
        return array(
            'choices' => array(
                'm' => 'Male',
                'f' => 'Female',
            )
        );
    }

    public function getParent(array $options)
    {
        return 'choice';
    }

    public function getName()
    {
        return 'gender';
    }
}

Tip

A localização deste arquivo não é importante - o diretório Form\Type é apenas uma convenção.

Aqui, o valor de retorno da função getParent indica que você está estendendo o tipo de campo choice. Isto significa que, por padrão, você herda toda a lógica e renderização deste tipo de campo. Para ver um pouco da lógica, confira a classe ChoiceType. Existem três métodos que são particularmente importantes:

  • buildForm() - Cada tipo de campo possui um método buildForm, que é onde você configura e constrói qualquer campo(s). Note que este é o mesmo método que você usa para configurar seus formulários, e ele funciona da mesma forma aqui.
  • buildView() - Este método é usado para definir quaisquer variáveis extras que você precisa ao renderizar o seu campo em um template. Por exemplo, no ChoiceType, uma variável multiple é definida e utilizada no template para setar (ou não) o atributo multiple no campo select. Veja Criando um template para o Campo para mais detalhes.
  • getDefaultOptions() - Define opções para o seu tipo do formulário, que podem ser usadas no buildForm() e no buildView(). Há várias opções comuns a todos os campos (veja FieldType), mas você pode criar quaisquer outras que você precisar aqui.

Tip

Se você está criando um campo que consiste de muitos campos, então não se esqueça de definir o seu tipo “pai” como form ou algo que estenda form. Além disso, se você precisar modificar a “visão” de qualquer um dos tipos filho a partir de seu tipo pai, use o método buildViewBottomUp().

O método getName() retorna um identificador que deve ser único na sua aplicação. Isto é usado em vários lugares, como ao personalizar a forma que o seu tipo de formulário será renderizado.

O objetivo deste campo foi estender o tipo choice para ativar a seleção de um gênero. Isto é alcançado através do ajuste das choices para uma lista de gêneros possíveis.

Criando um Template para o Campo

Cada tipo de campo é renderizado por um fragmento de template, o qual é determinado, em parte, pelo valor do seu método getName(). Para maiores informações, visite O que são Temas de Formulário?.

Neste caso, uma vez que o campo pai é choice, você não precisa fazer qualquer trabalho pois o tipo de campo personalizado será automaticamente renderizado como um tipo choice. Mas, para o propósito deste exemplo, vamos supor que, quando o seu campo é “expandido” (ou seja, botões de opção ou caixas de seleção em vez de um campo de seleção), você quer sempre renderizá-lo em um elemento ul. Em seu template tema de formulário (veja o link acima para mais detalhes), crie um bloco gender_widget para lidar com isso:

{# src/Acme/DemoBundle/Resources/views/Form/fields.html.twig #}
{% block gender_widget %}
    {% spaceless %}
        {% if expanded %}
            <ul {{ block('widget_container_attributes') }}>
            {% for child in form %}
                <li>
                    {{ form_widget(child) }}
                    {{ form_label(child) }}
                </li>
            {% endfor %}
            </ul>
        {% else %}
            {# just let the choice widget render the select tag #}
            {{ block('choice_widget') }}
        {% endif %}
    {% endspaceless %}
{% endblock %}

Note

Certifique-se que é usado o prefixo widget correto. Neste exemplo, o nome deve ser gender_widget, de acordo com o valor retornado pelo getName. Além disso, o arquivo de configuração principal deve apontar para o template de formulário personalizado, assim, ele será usado ao renderizar todos os formulários.

# app/config/config.yml
twig:
    form:
        resources:
            - 'AcmeDemoBundle:Form:fields.html.twig'

Usando o Tipo de Campo

Agora você pode usar o seu tipo de campo personalizado imediatamente, simplesmente criando uma nova instância do tipo em um de seus formulários:

// src/Acme/DemoBundle/Form/Type/AuthorType.php
namespace Acme\DemoBundle\Form\Type;

use Symfony\Component\Form\AbstractType;
use Symfony\Component\Form\FormBuilder;

class AuthorType extends AbstractType
{
    public function buildForm(FormBuilder $builder, array $options)
    {
        $builder->add('gender_code', new GenderType(), array(
            'empty_value' => 'Choose a gender',
        ));
    }
}

Mas isso só funciona porque o GenderType() é muito simples. E se os códigos do gênero foram armazenados em configuração ou num banco de dados? A próxima seção explica como os tipos de campos mais complexos resolvem este problema.

Criando o seu Tipo de Campo como um Serviço

Até agora, este artigo assumiu que você tem um tipo de campo personalizado bem simples. Mas se você precisar acessar a configuração, uma conexão de banco de dados ou algum outro serviço, então, você vai querer registrar o seu tipo personalizado como um serviço. Por exemplo, suponha que você está armazenando os parâmetros de gênero em configuração:

Para usar o parâmetro, defina o seu tipo de campo personalizado como um serviço, injetando o valor do parâmetro genders como o primeiro argumento para a sua função recém-criada __construct:

Tip

Certifique-se que o arquivo de serviços está sendo importado. Para mais detalhes consulte Importando configuração com imports.

Certifique-se também que o atributo alias da tag corresponde ao valor retornado pelo método getName definido anteriormente. Você vai ver a importância disto logo que usar o tipo de campo personalizado. Mas, primeiro, adicione um método __construct para o GenderType, o qual recebe a configuração do gênero:

// src/Acme/DemoBundle/Form/Type/GenderType.php
namespace Acme\DemoBundle\Form\Type;
// ...

class GenderType extends AbstractType
{
    private $genderChoices;

    public function __construct(array $genderChoices)
    {
        $this->genderChoices = $genderChoices;
    }

    public function getDefaultOptions(array $options)
    {
        return array(
            'choices' => $this->genderChoices,
        );
    }

    // ...
}

Ótimo! O GenderType é alimentado agora por parâmetros de configuração e registrado como um serviço. Além disso, devido a você ter usado o alias form.type na sua configuração, a utilização do campo é muito mais fácil agora:

// src/Acme/DemoBundle/Form/Type/AuthorType.php
namespace Acme\DemoBundle\Form\Type;
// ...

class AuthorType extends AbstractType
{
    public function buildForm(FormBuilder $builder, array $options)
    {
        $builder->add('gender_code', 'gender', array(
            'empty_value' => 'Choose a gender',
        ));
    }
}

Observe que em vez de criar uma nova instância, você pode apenas referir-se à ela pelo alias usado na sua configuração do serviço, gender. Divirta-se!