Documentação do Symfony2
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github
Normalmente, quando você precisa criar uma página, você cria um controlador e renderiza um template a partir deste controlador. Mas se você estiver renderizando um template simples que não precisa de quaisquer dados passados para ele, pode-se evitar totalmente a criação do controlador, usando o controlador incorporado FrameworkBundle:Template:template .
Por exemplo, suponha que você queira renderizar um template static/privacy.html.twig, que não requer que quaisquer variáveis sejam passadas a ele. Você pode fazer isso sem criar um controlador:
O controlador FrameworkBundle:Template:template irá simplesmente renderizar qualquer template que você passar como o valor padrão template.
Naturalmente, você também pode usar esse truque ao renderizar controladores embutidos a partir de um template. Mas, uma vez que a finalidade de renderizar um controlador a partir de um template é tipicamente para preparar alguns dados num controlador personalizado, isso provavelmente só é útil se você gostaria de armazenar em cache esta página parcial (veja Armazenar em cache o Template estático).
Uma vez que os templates renderizados dessa forma são tipicamente estáticos, pode fazer sentido armazená-los em cache. Felizmente, isso é fácil! Configurando algumas outras variáveis em sua rota, você pode controlar exatamente como a página é armazenada em cache:
Os valores maxAge e sharedAge são usados para modificar o objeto Response criado no controlador. Para mais informações sobre cache, consulte HTTP Cache.
Há também uma variável private (não mostrada aqui). Por padrão, o Response será tornado público enquanto maxAge ou sharedAge são passados. Se definida como true, o Response será marcado como privado.