Documentação do Symfony2
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Validação

Validação é uma tarefa muito comum em aplicações web. Dado inserido em formulário precisa ser validado. Dado também precisa ser revalidado antes de ser escrito num banco de dados ou passado a um serviço web.

Symfony2 vem acompanhado com um componente Validator que torna essa tarefa fácil e transparente. Esse componente é baseado na especificação `JSR303 Bean Validation`_. O quê ? Uma especificação Java no PHP? Você ouviu corretamente, mas não é tão ruim quanto parece. Vamos olhar como isso pode ser usado no PHP.

As bases da validação

A melhor forma de entender validação é vê-la em ação. Para começar, suponha que você criou um bom e velho objeto PHP que você precisa usar em algum lugar da sua aplicação:

// src/Acme/BlogBundle/Entity/Author.php
namespace Acme\BlogBundle\Entity;

class Author
{
    public $name;
}

Até agora, essa é somente uma classe comum que serve para alguns propósitos dentro de sua aplicação. O objetivo da validação é avisar você se um dado de um objeto é válido ou não. Para esse trabalho, você irá configura uma lista de regras (chamada constraints) em que o objeto deve seguir em ordem para ser validado. Essas regras podem ser especificadas por um número de diferentes formatos (YAML, XML, annotations, ou PHP).

Por exemplo, para garantir que a propriedade $name não é vazia, adicione o seguinte:

Tip

Propriedades protected e private podem também ser validadas, bem como os métodos

“getter” (veja validator-constraint-targets

Usando o serviço validator

Próximo passo, para realmente validar um objeto``Author``, use o método validate no serviço validator (classe Symfony\Component\Validator\Validator). A tarefa do validator é fácil: ler as restrições (i.e. regras) de uma classe e verificar se o dado no objeto satisfaz ou não aquelas restrições. Se a validação falhar, retorna um array de erros. Observe esse simples exemplo de dentro do controller:

use Symfony\Component\HttpFoundation\Response;
use Acme\BlogBundle\Entity\Author;
// ...

public function indexAction()
{
    $author = new Author();
    // ... do something to the $author object

    $validator = $this->get('validator');
    $errors = $validator->validate($author);

    if (count($errors) > 0) {
        return new Response(print_r($errors, true));
    } else {
        return new Response('The author is valid! Yes!');
    }
}

Se a propriedade $name é vazia, você verá a seguinte mensagem de erro:

Acme\BlogBundle\Author.name:
    This value should not be blank

Se você inserir um valor na propriedade name, aparecerá a feliz mensagem de sucesso.

Tip

A maior parte do tempo, você não irá interagir diretamente com o serviço validator ou precisará se preocupar sobre imprimir os erros. A maior parte do tempo, você irá usar a validação indiretamente quando lidar com dados enviados do formulário. Para mais informações, veja: ref:book-validation-forms.

Você também poderia passar o conjunto de erros em um template.

if (count($errors) > 0) {
    return $this->render('AcmeBlogBundle:Author:validate.html.twig', array(
        'errors' => $errors,
    ));
} else {
    // ...
}

Dentro do template, você pode gerar a lista de erros exatamente necessária:

Note

Cada erro de validação (chamado de “constraint violation”), é representado por um objeto Symfony\Component\Validator\ConstraintViolation .

Validação e formulários

O serviço validator pode ser usado a qualquer momento para validar qualquer objeto. Na realidade, entretanto, você irá trabalhar frequentemente com o validator indiretamente enquanto trabalhar com formulário. A biblioteca Symfony’s form usa o serviço validator internamente para validar o objeto oculto após os valores terem sido enviados e fixados. As violações de restrição no objeto são convertidas em objetos FieldError que podem ser facilmente exibidos com seu formulário. O tipico fluxo de envio do formulário parece o seguinte dentro do controller:

use Acme\BlogBundle\Entity\Author;
use Acme\BlogBundle\Form\AuthorType;
use Symfony\Component\HttpFoundation\Request;
// ...

public function updateAction(Request $request)
{
    $author = new Acme\BlogBundle\Entity\Author();
    $form = $this->createForm(new AuthorType(), $author);

    if ($request->isMethod('POST')) {
        $form->bind($request);

        if ($form->isValid()) {
            // the validation passed, do something with the $author object

            $this->redirect($this->generateUrl('...'));
        }
    }

    return $this->render('BlogBundle:Author:form.html.twig', array(
        'form' => $form->createView(),
    ));
}

Note

Esse exemplo usa uma classe de formulários AuthorType , que não é mostrada aqui.

Para mais informações, veja: doc:Forms</book/forms> chapter.

Configuração

O validador do Symfony2 é abilitado por padrão, mas você deve abilitar explicitamente anotações se você usar o método de anotação para especificar suas restrições:

Restrições

O validator é designado para validar objtos perante restrições (i.e. regras). Em ordem para validar um objeto, simplesmente mapeie uma ou mais restrições para aquela classe e então passe para o serviço validator.

Por trás dos bastidores, uma restrição é simplesmente um objeto PHP que faz uma sentença afirmativa. Na vida real, uma restrição poderia ser: “O bolo não deve queimar”. No Symfony2, restrições são similares: elas são afirmações que uma condição é verdadeira. Dado um valor, a restriçao irá indicar a você se o valor adere ou não às regras da restrição.

Restições Suportadas

Symfony2 engloba um grande número de restrições mais frequentemente usadas:

Você também pode criar sua própria restrição personalizada. Esse tópico é coberto no artigo do cookbook “Como criar uma Constraint de Validação Personalizada” .

Configuração de restrições

Algumas restrições, como NotBlank, são simples como as outras, como a restrição Choice , tem várias opções de configuração disponíveis. Suponha que a classe``Author`` tenha outra propriedade, gender que possa ser configurado como “male” ou “female”:

A opção de uma restrição pode sempre ser passada como um array. Algumas restrições, entretanto, também permitem a você passar o valor de uma opção “default” no lugar do array. No cado da restrição Choice , as opções choices podem ser espeficadas dessa forma.

Isso significa simplesmente fazer a configuração da opção mais comum de uma restrição mais curta e rápida.

Se você está incerto de como especificar uma opção, ou verifique a documentação da API para a restrição ou faça de forma segura sempre passando um array de opções (o primeiro método mostrado acima).

Escopos da restrição

Restrições podem ser aplicadas a uma propriedade de classe (e.g. name) ou um método getter público (e.g. getFullName). O primeiro é mais comum e fácil de usar, mas o segundo permite você especificar regras de validação mais complexas.

Propriedades

Validar as propriedades de uma classe é a técnica de validação mais básica.Symfony2 permite a você validar propriedades private, protected ou public. A próxima listagem mostra a você como configurar a propriedade $firstName da classe Author para ter ao menos 3 caracteres.

Getters

Restrições podem também ser aplicadas no método de retorno de um valor.Symfony2 permite a você adicionar uma restrição para qualquer método public cujo nome comec com “get” ou “is”. Nesse guia, ambos os tipos de métodos são referidos como “getters”.

O benefício dessa técnica é que permite a você validar seu objeto dinamicamente. Por exemplo, suponha que você queira ter certeza que um campo de senha não coincida com o primeiro nome do usuário (por motivos de segurança). Você pode fazer isso criando um método isPasswordLegal, e então afirmando que esse método deva retornar ‘’true’‘:

Agora, crie o método isPasswordLegal() , e inclua a lógica que você precisa:

public function isPasswordLegal()
{
    return ($this->firstName != $this->password);
}

Note

Com uma visão apurada, você irá perceber que o prefixo do getter (“get” ou “is”) é omitido no mapeamento. Isso permite você mover a restrição para uma propriedade com o mesmo nome mais tarde (ou vice-versa) sem mudar sua lógica de validação.

Classes

Algumas restrições aplicam para a classe inteira ser validada. Por exemplo, a restrição Callback é uma restrição genérica que é aplicada para a própria classe. Quando a classe é validada, métodos especificados por aquela restrição são simplesmente executadas então cada um pode prover uma validação mais personalizada.

Grupos de validação

Até agora, você foi capaz de adicionar restrições a uma classe e perguntar se aquela classe passa ou não por todas as restrições definidas. Em alguns casos, entretanto, você precisará validar um objeto a somente algumas das restrições naqula classe. Para fazer isso, você pode organizar cada restrição dentro de um ou mais “grupos de validação”, e então aplicar validação a apenas um grupo de restrições.

Por exemplo, suponha que você tenha uma classe User , que é usada tanto quando um usuário registra e quando um usuário atualiza sua informações de contato posteriormente:

Com essa configuração, existem dois grupos de validação:

  • Default - contém as restrições não atribuidas a qualquer outro grupo;
  • registration - Contém as restrições somente nos campos email e password.

Para avisar o validador a usar um grupo específico, passe um ou mais nomes de trupos como um segundo argumento para o método``validate()``

$errors = $validator->validate($author, array(‘registration’));

Claro, você irá frequentemente trabalhar com validação indiretamnte por meio da biblioteca do formulário. Para informações em como usar grupos de validação dentro de formulários, veja Grupos de Validação.

Validando Valores e Arrays

Até agora, você viu como pode validar objetos inteiros. Mas às vezes, você somente quer validar um valor simples - como verificar se uma string é um endereço de e-mail válido. Isso é realmente muito fácil de fazer. De dentro do controller, parece com isso:

// add this to the top of your class use SymfonyComponentValidatorConstraintsEmail;

public function addEmailAction($email) {

$emailConstraint = new Email(); // all constraint “options” can be set this way $emailConstraint->message = ‘Invalid email address’;

// use the validator to validate the value $errorList = $this->get(‘validator’)->validateValue($email, $emailConstraint);

if (count($errorList) == 0) {
// this IS a valid email address, do something
} else {

// this is not a valid email address $errorMessage = $errorList[0]->getMessage()

// do somethign with the error

}

// ...

}

Ao chamar validateValue no validador, você pode passar um valor bruto e o objeto de restrição que você com o qual você quer validar aquele valor. Uma lista completa de restrições disponíveis - bem como o nome inteiro da classe para cada restrição - está disponível em constraints reference section .

O método validateValule retorna um objeto Symfony\Component\Validator\ConstraintViolationList , que age como um array de erros. Cada erro na coleção é um objeto : class:Symfony\Component\Validator\ConstraintViolation , que contém a mensagem de erro no método getMessage dele.

Considerações Finais

O Symfony2 validator é uma ferramenta poderosa que pode ser multiplicada para garantir que o dado de qualquer objeto seja “válido”. O poder por trás da validação rside em “restrições”, que seão regras que você pode aplicar a propriedades ou métodos getter de seus objetos. E enquanto você irá usar mais frequentemente usar a validação do framework indiretamente quando usar formulários, lembre que isso pode ser usado em qualquer lugar para validar qualquer objeto.