Documentação do Symfony2
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Performance

O Symfony2 é rápido, logo após a sua instalação. Claro, se você realmente precisa de mais velocidade, há muitas maneiras para tornar o Symfony ainda mais rápido. Neste capítulo, você vai explorar muitas das formas mais comuns e poderosas para tornar a sua aplicação Symfony ainda mais rápida.

Use um Cache de Código Byte (ex.: APC)

Uma das melhores (e mais fáceis) coisas que você deve fazer para melhorar a sua performance é usar um “cache de código byte”. A idéia de um cache de código byte é remover a necessidade de constantemente recompilar o código fonte PHP. Há uma série de Caches de código byte _ disponíveis, alguns dos quais são de código aberto. O cache de código byte mais amplamente usado é, provavelmente, o APC

Usar um cache de código byte não tem um lado negativo, e o Symfony2 foi arquitetado para executar realmente bem neste tipo de ambiente.

Mais otimizações

Caches de código byte normalmente monitoram as alterações nos arquivos fonte. Isso garante que, se o fonte de um arquivo for alterado, o código byte é recompilado automaticamente. Isto é realmente conveniente, mas, obviamente, adiciona uma sobrecarga.

Por este motivo, alguns caches de código byte oferecem uma opção para desabilitar estas verificações. Obviamente, quando desabilitar estas verificações, caberá ao administrador do servidor garantir que o cache seja limpo sempre que houver qualquer alteração nos arquivos fonte. Caso contrário, as atualizações que você fizer nunca serão vistas.

Por exemplo, para desativar estas verificações no APC, basta adicionar apc.stat=0 ao seu arquivo de configuração php.ini.

Utilize um Autoloader com cache (ex.: ApcUniversalClassLoader)

Por padrão, a edição standard do Symfony2 usa o UniversalClassLoader no arquivo autoloader.php . Este autoloader é fácil de usar, pois ele encontra automaticamente as novas classes que você colocou nos diretórios registrados.

Infelizmente, isso tem um custo, devido ao carregador iterar sobre todos os namespaces configurados para encontrar um determinado arquivo, fazendo chamadas file_exists até que, finalmente, encontre o arquivo que estiver procurando.

A solução mais simples é armazenar em cache a localização de cada classe após ter sido localizada pela primeira vez. O Symfony vem com um carregador de classe - Symfony\Component\ClassLoader\ApcClassLoader - que faz exatamente isso. Para usá-lo, basta adaptar seu arquivo front controller. Se você estiver usando a Distribuição Standard, este código já deve estar disponível com comentários neste arquivo:

// app.php
// ...

$loader = require_once __DIR__.'/../app/bootstrap.php.cache';

// Use APC for autoloading to improve performance
// Change 'sf2' by the prefix you want in order to prevent key conflict with another application
/*
$loader = new ApcClassLoader('sf2', $loader);
$loader->register(true);
*/

// ...

Note

Ao usar o autoloader APC, se você adicionar novas classes, elas serão encontradas automaticamente e tudo vai funcionar da mesma forma como antes (ou seja, sem razão para “limpar” o cache). No entanto, se você alterar a localização de um namespace ou prefixo em particular, você vai precisar limpar o cache do APC. Caso contrário, o autoloader ainda estará procurando pelo local antigo para todas as classes dentro desse namespace.

Utilize arquivos de inicialização (bootstrap)

Para garantir a máxima flexibilidade e reutilização de código, as aplicações do Symfony2 aproveitam uma variedade de classes e componentes de terceiros. Mas, carregar todas essas classes de arquivos separados em cada requisição pode resultar em alguma sobrecarga. Para reduzir essa sobrecarga, a Edição Standard do Symfony2 fornece um script para gerar o chamado arquivo de inicialização, que consiste em múltiplas definições de classes em um único arquivo. Ao incluir este arquivo (que contém uma cópia de muitas das classes core), o Symfony não precisa incluir nenhum dos arquivos fonte contendo essas classes. Isto reduzirá bastante a E/S no disco.

Se você estiver usando a Edição Standard do Symfony2, então, você provavelmente já está usando o arquivo de inicialização. Para ter certeza, abra o seu front controller (geralmente app.php) e, certifique-se que existe a seguinte linha:

require_once __DIR__.'/../app/bootstrap.php.cache';

Note que existem duas desvantagens ao usar um arquivo de inicialização:

  • O arquivo precisa ser regerado, sempre que houver qualquer mudança nos fontes originais (ex.: quando você atualizar o fonte do Symfony2 ou as bibliotecas vendor);
  • Quando estiver debugando, é necessário colocar break points dentro do arquivo de inicialização.

Se você estiver usando a Edição Standard do Symfony2, o arquivo de inicialização é automaticamente reconstruído após a atualização das bibliotecas vendor através do comando php composer.phar install .

Arquivos de inicialização e caches de código byte

Mesmo quando se utiliza um cache de código byte, o desempenho irá melhorar quando se utiliza um arquivo de inicialização, pois, haverá menos arquivos para monitorar as mudanças. Claro, se este recurso está desativado no cache de código byte (ex.: apc.stat=0 no APC), não há mais motivo para usar um arquivo de inicialização.