Documentação do Symfony2
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Usando o Bower com o Symfony

O Symfony e todos seus pacotes são perfeitamente gerenciados pelo Composer. O Bower é uma ferramenta de gerenciamento de dependências front-end, como Bootstrap ou jQuery. Como o Symfony é puramente uma estrutura back-end, ele não pode ajudá-lo muito com o Bower. Felizmente, ele é muito fácil de usar!

Instalando o Bower

O Bower é construído sobre o Node.js. Certifique-se de que você tenha ele instalado e em seguida, execute:

$ npm install -g bower

Após esse comando terminar, execute bower em seu terminal para saber se ele está instalado corretamente.

Tip

Se você não quer instalar o NodeJS no seu computador, você também pode usar o BowerPHP (uma adaptação não oficial PHP do Bower). Tenha em mente que ele ainda está em estado alfa. Se você estiver usando o BowerPHP, use bowerphp ao invés de bower nos exemplos.

Configurando o Bower em seu Projeto

Normalmente, o Bower transfere tudo para dentro de um diretório bower_components. No Symfony, apenas os arquivos no diretório web/ são publicamente acessíveis, então, você precisa configurar o Bower para baixar as dependências front-end lá. Para fazer isso, basta criar um arquivo .bowerrc com um novo destino (como web/assets/vendor):

{
    "directory": "web/assets/vendor/"
}

Tip

Se você estiver usando uma ferramenta de automação de tarefas front-end como Gulp or Grunt, então, você pode definir o diretório para o que quiser. Normalmente, você vai usar essas ferramentas para, em última instância, mover todos os assets para o diretório web/.

Um Exemplo: Instalando o Bootstrap

Acredite ou não, mas você está agora pronto para usar o Bower em sua aplicação Symfony. Como um exemplo, você vai instalar o Bootstrap em seu projeto e incluí-lo em seu layout.

Instalando a Dependência

Para criar um arquivo bower.json, basta executar bower init. Agora você está pronto para começar a adicionar as dependências em seu projeto. Por exemplo, para adicionar o Bootstrap em seu bower.json e baixá-lo, basta executar:

$ bower install --save bootstrap

Isso irá instalar o Bootstrap e suas dependências em web/assets/vendor/ (ou qualquer diretório que você configurou no .bowerrc).

See also

Para mais detalhes sobre como usar o Bower, verifique a documentação do Bower.

Incluindo a Dependência em seu Template

Agora que as dependências estão instaladas, você pode incluir o bootstrap em seu template normalmente como faria com qualquer arquivo CSS/JS:

Ótimo trabalho! Seu site está agora usando Bootstrap. E você pode atualizar facilmente o bootstrap para a última versão e gerenciar outras dependências front-end também.

Devo Adicionar os Assets do Bower no Gitignore ou fazer Commit deles?

Atualmente, você provavelmente faz o commit dos assets baixados pelo Bower ao invés de adicionar o diretório (por exemplo, web/assets/vendor) ao seu arquivo .gitignore :

$ git add web/assets/vendor

Por quê? Ao contrário do Composer, o Bower atualmente não tem um recurso de “lock”, significando que não há garantia de que a execução do comando bower install em um servidor diferente irá lhe fornecer os assets exatos que você tem em outras máquinas. Para mais detalhes, leia o artigo Checking in front-end dependencies.

Mas, é bem provável que o Bower irá adicionar um recurso de lock futuramente (por exemplo, bower/bower#1748).