Documentação do Symfony2
Renderizada do repositório symfony-docs-pt-BR no Github

Criando e usando Templates

Como você sabe o controller é responsável por controlar cada requisição que venha de uma aplicação Symfony2. Na realidade, o controller delega muito do trabalho pesado para outros lugares então aquele código pode ser testado e reusado. Quando um controller precisa gerar HTML, CSS e qualquer outro conteúdo, ele entrega o trabalho para o engine de template. Nesse capítulo, você irá aprender como escrever templates poderosas que podem ser usada para retornar conteúdo para o usuário, preencher corpo de e-mail, e mais. Você irá aprender atalhos, maneiras espertas de extender templates e como reusar código de template.

Templates

Um template é simplesmente um arquivo de texto que pode gerar qualquer formato baseado em texto (HTML, XML, CSV, LaTeX ...). O tipo mais familiar de template é um template em PHP - um arquivo de texto analisado pelo PHP que contém uma mistura de texto e código PHP:

<!DOCTYPE html>
<html>
    <head>
        <title>Welcome to Symfony!</title>
    </head>
    <body>
        <h1><?php echo $page_title ?></h1>

        <ul id="navigation">
            <?php foreach ($navigation as $item): ?>
                <li>
                    <a href="<?php echo $item->getHref() ?>">
                        <?php echo $item->getCaption() ?>
                    </a>
                </li>
            <?php endforeach; ?>
        </ul>
    </body>
</html>

Mas Symfony2 empacota até mesmo uma linguagem muito poderosa de template chamada Twig. Twig permite a você escrever templates concisos e legíveis que são mais amigáveis para web designers e, de certa forma, mais poderosos que templates de PHP:

<!DOCTYPE html>
<html>
    <head>
        <title>Welcome to Symfony!</title>
    </head>
    <body>
        <h1>{{ page_title }}</h1>

        <ul id="navigation">
            {% for item in navigation %}
                <li><a href="{{ item.href }}">{{ item.caption }}</a></li>
            {% endfor %}
        </ul>
    </body>
</html>

Twig define dois tipos de sintaxe especiais:

  • {{ ... }}: “Diga algo”: exibe uma variável ou o resultado de uma expressão para o template;
  • {% ... %}: “Faça algo”: uma tag que controla a lógica do template; ela é usada para executar certas sentenças como for-loops por exemplo.

Note

Há uma terceira sintaxe usada para criar comentários {# this is a comment #}. Essa sintaxe pode ser usada através de múltiplas linhas, parecidas com a sintaxe equivalente em PHP /* comment */.

Twig também contém filtros, que modificam conteúdo antes de serem interpretados. O seguinte filtro transforma a variável title toda em letra maiúscula antes de interpretá-la:

{{ title | upper }}

Twig vem com uma longa lista de tags e `filtros`_ que estão disponíveis por padrão. Você pode até mesmo `adicionar suas próprias extensões`_ para o Twig quando precisar.

Tip

Registrar uma extensão Twig é tão fácil quanto criar um novo serviço e atribuir tag nele com twig.extension tag.

Como você verá através da documentação, Twig também suporta funções e nova funções podem ser facilmente adicionadas. Por exemplo, a seguinte função usa uma tag padrão for e a função cycle para então imprimir dez tags div, alternando entre classes odd e even:

{% for i in 0..10 %}
  <div class="{{ cycle(['odd', 'even'], i) }}">
    <!-- some HTML here -->
  </div>
{% endfor %}

Durante este capítulo, exemplos de template serão mostrados tanto em Twig como PHP.

Cache do Template Twig

Twig é rápido. Cada template Twig é compilado para uma classe nativa PHP que é processada na execução. As classes compiladas são localizadas no diretório app/cache/{environment}/twig (onde {environment} é o ambiente, como dev ou prod), e em alguns casos pode ser útil durante a depuração. Veja environments-summary para mais informações de ambientes.

Quando o modo debug é habilitado (comum no ambiente dev), um template Twig será automaticamente recompilado quando mudanças são feitas nele. Isso significa que durante o desenvolvimento você pode alegremente fazer mudanças para um template Twig e imediatamente ver as mudanças sem precisar se preocupar sobre limpar qualquer cache.

Quando o modo debug é desabilitado (comum no ambiente prod), entretanto, você deve limpar o cache do diretório Twig para que então os templates Twig se regenerem. Lembre de fazer isso quando distribuir sua aplicação.

Herança e Layouts de Template

Mais frequentemente que não, templates compartilham elementos comuns em um projeto, como o header, footer, sidebar ou outros. Em Symfony2, nós gostamos de pensar sobre esse problema de forma diferente: um template pode ser decorado por outro. Isso funciona exatemente da mesma forma como classes PHP: herança de template permite você construir um “layout” de template base que contenha todos os elementos comuns de seu site definidos como blocos (pense em “classe PHP com métodos base”). Um template filho pode extender o layout base e sobrepor os blocos (pense “subclasse PHP que sobreponha certos métodos de sua classe pai”).

Primeiro, construa um arquivo de layout de base:

Note

Apesar da discussão sobre herança de template ser em termos do Twig, a filosofia é a mesma entre templates Twig e PHP.

Este template define o esqueleto do documento base HTML de um página simples de duas colunas. Neste exemplo, três áreas {% block %} são definidas (title, sidebar e body). Cada bloco pode ser sobreposto por um template filho ou largado com sua implementação padrão. Esse template poderia também ser processado diretamente. Neste caso os blocos title, sidebar e body blocks deveriam simplesmente reter os valores padrão neste template.

Um template filho poderia ser como este:

Note

O template pai é idenficado por uma sintaxe especial de string (::base.html.twig) que indica que o template reside no diretório app/Resources/views do projeto. Essa convenção de nomeamento é explicada inteiramente em Nomeação de Template e Localizações.

A chave para herança template é a tag {% extends %}. Ela avisa o engine de template para primeiro avaliar o template base, que configura o layout e define vários blocos. O template filho é então processado, ao ponto que os blocos title e body do template pai sejam substituídos por aqueles do filho. Dependendo do valor de blog_entries, a saída poderia parecer com isso:

<!DOCTYPE html>
<html>
    <head>
        <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />
        <title>My cool blog posts</title>
    </head>
    <body>
        <div id="sidebar">
            <ul>
                <li><a href="/">Home</a></li>
                <li><a href="/blog">Blog</a></li>
            </ul>
        </div>

        <div id="content">
            <h2>My first post</h2>
            <p>The body of the first post.</p>

            <h2>Another post</h2>
            <p>The body of the second post.</p>
        </div>
    </body>
</html>

Perceba que como o template filho não definiu um bloco sidebar, o valor do template pai é usado no lugar. Conteúdo dentro de uma tag {% block %} em um template pai é sempre usado por padrão.

Você pode usar muitos níveis de herança quanto quiser. Na próxima sessão, um modelo comum de herança de três níveis será explicado assim como os templates são organizados dentro de um projeto Symfony2.

Quando trabalhar com herança de template, aqui estão algumas dicas para guardar na cabeça:

  • Se você usa {% extends %} em um template, ele deve ser a primeira tag naquele template.

  • Quanto mais tags {% block %} você tiver no template base, melhor. Lembre, templates filhos não precisam definir todos os blocos do pai, então criar tantos blocos em seus templates base quanto você quiser e dar a cada um padrão sensato. Quanto mais blocos seus templates base tiverem, mais flexível seu layout será.

  • Se você achar você mesmo duplicando conteúdo em um determinado número de templates, isto provavelmente significa que você deveria mover aquele conteúdo para um {% block %} no template pai. Em alguns casos, uma solução melhor pode ser mover o conteúdo para um novo template e incluir ele (veja Incluir outras Templates).

  • Se você precisa obter o conteúdo de um bloco do template pai, você pode usar a função {{ parent() }}. Isso é útil se você quiser adicionar ao conteúdo de um bloco pai ao invés de sobrepor ele:

    .. code-block:: html+jinja
    
        {% block sidebar %}
            <h3>Table of Contents</h3>
            ...
            {{ parent() }}
        {% endblock %}

Nomeação de Template e Localizações

Por padrão, templates podem residir em duas localizações diferentes:

  • app/Resources/views/: O diretório de aplicação de views pode abrigar templates bases para toda a aplicação(ex: os layout de sua aplicação) assim como os tempates que sobrepõem templates de pacote (veja Sobrepondo Templates de Pacote);

    application-wide base templates (i.e. your application’s layouts) as well as templates that override bundle templates (see Sobrepondo Templates de Pacote);

  • path/to/bundle/Resources/views/: Cada pacote abriga as templates dele no diretório Resources/views (e sub-diretórios). A maioria dos templates irá residir dentro de um pacote.

Symfony2 usa a sintaxe de string bundle:controller:template para templates. Isso permite vários tipos diferente de template, cada um residindo em uma localização especifica:

  • AcmeBlogBundle:Blog:index.html.twig: Esta sintaxe é usada para especificar um template para uma página específica. As três partes do string, cada uma separada por dois pontos, (:), signitca o seguinte:

    • AcmeBlogBundle: (bundle) o template reside entro de AcmeBlogBundle (e.g. src/Acme/BlogBundle);

    • Blog: (controller) indica que o template reside dentro do

      sub-diretório Blog de Resources/views;

    • index.html.twig: (template) o verdadeiro nome do arquivo é index.html.twig.

    Assumindo que o AcmeBlogBundle reside em src/Acme/BlogBundle, o atalho final para o layout seria src/Acme/BlogBundle/Resources/views/Blog/index.html.twig.

  • AcmeBlogBundle::layout.html.twig: Essa sintaxe refere ao template base que é específica para AcmeBlogBundle. Since the middle, “controller”, portion is missing (e.g. Blog), the template lives at Resources/views/layout.html.twig inside AcmeBlogBundle.

  • ::base.html.twig: Esta sintaxe refere a uma template base para toda a aplicação ou layout. Perceba que a string começa com dois sinais de dois pontos (::), significando que ambas as partes bundle controller estão faltando. Isto significa que o template não é localizado em qualquer pacote, mas sim na raiz do diretório app/Resources/views/.

Na seção Sobrepondo Templates de Pacote, você irá descobrir como cada template reside dentro do AcmeBlogBundle, por exemplo, pode ser sobreposto ao colocar um template de mesmo nome no diretório app/Resources/AcmeBlogBundle/views/. Isso dá o poder de sobrepor templates de qualquer pacote pago.

Tip

Esperançosamente, a sintaxe de nomeação de template parece familiar - é a mesma convenção para nomeação usada para referir para Padrão de nomeação do Controlador.

Sufixo de Template

O formato bundle:controller:template de cada template especifica onde o arquivo de template está localizado. Cada nome de template também tem duas expressões que especificam o formato e engine para aquela template.

  • AcmeBlogBundle:Blog:index.html.twig - formato HTML, engine Twig
  • AcmeBlogBundle:Blog:index.html.php - formato HTML, engine PHP
  • AcmeBlogBundle:Blog:index.css.twig - formato CSS, engine Twig

Por padrão, qualquer template Symfony2 ou pode ser escrito em Twig ou em PHP, e a última parte da extensão (ex: .twig ou .php) especifica qual dessas duas engines deveria ser usada. A primeira parte da extensão, (ex: .html, .css, etc) é o formato final que o template irá gerar. Ao contrário de engine, que determina como Symfony2 analisa o template, isso é simplesmente uma tática organizacional em caso do mesmo recurso precisar ser transformado como HTML(index.html.twig), XML (index.xml.twig), ou qualquer outro formato. Para mais informaçõess, leia a seção Debugging.

Note

As “engines” disponíveis podem ser configurados e até mesmo ter novas engines adicionadas. Veja Configuração de Template para mais detalhes.

Tags e Helpers

Você já entende as bases do templates, como eles são chamados e como usar herança de template. As partes mais difíceis estão realmente atrás de você. Nesta seção, você irá aprender sobre um grande grande grupo de ferramentas disponíveis para ajudar a desempenhar as tarefas de template mais comuns como incluir outras templates, vincular páginas e incluir imagens.

Symfony2 vem acompanhado com várias tags Twig especializadas e funções que facilitam o trabalho do designer de template. Em PHP, o sistema de template providencia um sistema extenso de helper que providencia funcionalidades úteis no contexto de template.

Nós realmente vimos umas poucas tags Twig construídas ({% block %} e {% extends %}) como exemplo de um helper PHP ($view['slots']). Vamos aprender um pouco mais.

Incluir outras Templates

Você irá frequntemente querer incluir a mesma template ou fragmento de código em várias páginas diferentes. Por exemplo, em uma aplicação com “artigos de notícias”, a exibição do artigo no código do template poderia ser usada numa página de detalhes do artigo, num a página exibindo os artigos mais populares, ou em uma lista dos últimos artigos.

Quando você precisa reutilizar um pedaço de um código PHP, você tipicamente move o código para uma nova classe ou função PHP. O mesmo é verdade para template. Ao mover o código do template reutilizado em um template próprio, ele pode ser incluído em qualquer outro template. Primeiro, crie o template que você precisará reutilizar.

Incluir este template de qualquer outro template é fácil:

O template é incluído usando a tag {% include %}. Perceba que o nome do template segue a mesma convenção típica. O template articleDetails.html.twig usa uma variável article. Isso é passado por um template list.html.twig usando o comando with.

Tip

A sintaxe {'article': article} é a sintaxe Twig padrão para hash maps (ex: um array com chaves nomeadas). Se nós precisarmos passá-lo em elementos múltiplos, ele poderia ser algo como: {'foo': foo, 'bar': bar}.

Incorporação de Controllers

Em alguns casos, você precisa fazer mais do que incluir um template simples. Suponha que você tenha uma barra lateral no seu layout que contenha os três artigos mais recentes. Recuperar os três artigos podem incluir consultar a base de dados ou desempenhar outra lógica pesada que não pode ser a partir de um template.

A solução é simplesmnte incorporar o resultado de um controller inteiro para seu template. Primeiro, crie o controller que retorne um certo número de artigos recentes :

// src/Acme/ArticleBundle/Controller/ArticleController.php

class ArticleController extends Controller
{
    public function recentArticlesAction($max = 3)
    {
        // make a database call or other logic to get the "$max" most recent articles
        $articles = ...;

        return $this->render('AcmeArticleBundle:Article:recentList.html.twig', array('articles' => $articles));
    }
}

A template recentList é perfeitamente straightforward:

Note

Perceba que nós fizemos uma gambiarra e fizemos um hardcode no artigo URL desse exemplo (ex: /article/*slug*). Isso é uma prática ruim. Na próxima seção, você irá aprender como fazer isso corretamente.

Para incluir um controller, você irá precisar referir a ela usando a sintaxe de string padrão para controllers (isto é, bundle:controller:action):

Sempre quando você pensar que você precisa de uma variável ou uma peça de informação que você não tenha acesso em um template, considere transformar o controller. Controllers são rápidos para executar e promovem uma boa organização e utilização do código.

Conteúdo Assíncrono com hinclude.js

New in version 2.1: suporte ao hinclude.js foi adicionado no Symfony 2.1

Os controladores podem ser incorporados assíncronamente usando a biblioteca javascript hinclude.js_. Como o conteúdo incorporado vêm de outra página (ou controlador, neste assunto), o Symfony2 usa o helper padrão render para configurar tags hinclude:

Note

hinclude.js_ nprecisa ser incluído em sua página para funcionar.

Conteúdo padrão (enquanto carregar ou se o javascript está desabilitado) pode ser definido globalmente na configuração da sua aplicação:

Vinculação às Páginas

Criar links para outras página em sua aplicação é uma das tarefas mais comuns para um template. Ao invés de fazer um hardcode nas URLs nos templates, use a função do Twig path (ou o helper router no PHP) para gerar URLs baseadas na configuração de roteamento. Mais tarde, se você quiser modificar a URL de uma página particular, tudo que você precisará fazer é mudar as configurações de roteamento; os templates irão automatricamente gerar a nova URL.

Primeiro, vincule a página “_welcome” , que é acessível pela seguinte configuração de roteamento:

Para vincular à página, apenas use a função Twig path e refira para a rota:

Como esperado, isso irá gerar a URL /. Vamos ver como isso irá funcionar com uma rota mais complicada:

Neste caso, você precisa especificar tanto o nome da rota (article_show) como um valor para o parâmetro {slug}. Usando esta rota, vamos revisitar o template recentList da sessão anterior e vincular aos artigos corretamente:

Tip

Você também pode gerar uma URL absoluta ao usar a função url do Twig:

<a href="{{ url('_welcome') }}">Home</a>

O mesmo pode ser feito em templates PHP ao passar um terceiro argumento ao método generate():

<a href="<?php echo $view['router']->generate('_welcome', array(), true) ?>">Home</a>

Vinculando os Assets

Templates podem frequentemente referir a imagens, Javascript, folhas de estilo e outros recursos. Claro você poderia fazer um hardcode do atalho desses assets (ex: /images/logo.png), mas Symfony2 providencia uma opção mais dinâmica via função assets do Twig:

O principal propósito da função asset é tornar sua aplicação mais portátil. Se sua aplicação reside na raiz do seu host (ex: http://example.com), então os atalhos interpretados deveriam ser /images/logo.png. Mas se sua aplicação reside em um sub-diretório (ex: http://example.com/my_app), cada caminho do asset deveria interpretar com o diretório (e.g. /my_app/images/logo.png). A função asset toma conta disto ao determinar como sua aplicação está sendo usada e gerando os atalhos de acordo com o correto.

Adicionalmente, se você usar função asset, Symfony pode automaticamente anexar uma string de consulta para asset, em detrimento de garantir que assets estáticos atualizados não serão armazenados quando distribuídos. Por exemplo, /images/logo.png poderia parecer como /images/logo.png?v2. Para mais informações, veja a opção de configuração ref-framework-assets-version.

Incluindo Folhas de Estilo e Javascript no Twig

Nenhum site seria completo sem incluir arquivos Javascript e folhas de estilo. Em Symfony, a inclusão desses assets é elegantemente manipulada ao tirar vantagem das heranças de template do Symfony.

Tip

Esta seção irá ensinar você a filosofia por trás disto, incluindo folha de estilo e asset Javascript em Symfony. Symfony também engloba outra biblioteca, chamada Assetic, que segue essa filosofia mas também permite você fazer mais coisas muito interessantes com esses assets. Para mais informações sobre usar Assetic veja Como usar o Assetic para o Gerenciamento de Assets.

Comece adicionando dois blocos a seu template base que irá abrigar seus assets: uma chamada stylesheets dentro da tag head e outra chamada javascripts justamente acima do fechamento da tag body. Esses blocos irão conter todas as folhas de estilo e Javascripts que você irá precisar através do seu site:

{# 'app/Resources/views/base.html.twig' #}
<html>
    <head>
        {# ... #}

        {% block stylesheets %}
            <link href="{{ asset('/css/main.css') }}" type="text/css" rel="stylesheet" />
        {% endblock %}
    </head>
    <body>
        {# ... #}

        {% block javascripts %}
            <script src="{{ asset('/js/main.js') }}" type="text/javascript"></script>
        {% endblock %}
    </body>
</html>

Isso é fácil o bastante ! Mas e se você precisar incluir uma folha de estilo ou Javascript de um template filho ? Por exemplo, suponha que você tenha uma página de contatos e você precise incluir uma folha de estilo contact.css bem naquela página. Dentro do template da página de contatos, faça o seguinte:

{# src/Acme/DemoBundle/Resources/views/Contact/contact.html.twig #}
{# extends '::base.html.twig' #}

{% block stylesheets %}
    {{ parent() }}

    <link href="{{ asset('/css/contact.css') }}" type="text/css" rel="stylesheet" />
{% endblock %}

{# ... #}

No template filho, você simplesmente sobrepõe o bloco stylesheets e coloca sua nova tag de folha de estilo dentro daquele bloco. Claro, desde que você queira adicionar ao conteúdo do bloco pai (e realmente não irá *substituí-lo), você deveria usar a função parent() do Twig function para incluir tudo do bloco stylesheets do template base.

Você pode também incluir assets localizados em seus arquivos de pacotes Resources/public. Você precisará executar o comando``php app/console assets:install target [–symlink]`` , que move (ou symlinks) arquivos dentro da localização correta. (target é sempre por padrão “web).

<link href="{{ asset('bundles/acmedemo/css/contact.css') }}" type="text/css" rel="stylesheet" />

O resultado final é uma página que inclui ambas as folhas de estilo main.css e contact.css.

Configurando e usando o Serviço templating

O coração do sistema de template em Symfony2 é o template Engine. Este objeto especial é responsável por manipular templates e retornar o conteúdo deles. Quando você manipula um template em um controller, por exemplo, você está na verdade usando o serviço do template engine. Por exemplo:

return $this->render('AcmeArticleBundle:Article:index.html.twig');

é equivalente a:

$engine = $this->container->get('templating');
$content = $engine->render('AcmeArticleBundle:Article:index.html.twig');

return $response = new Response($content);

O engine de template (ou “serviço”) é pré-configurada para trabalhar automaticamente dentro de Symfony2. Ele pode, claro, ser configurado mais adiante no arquivo de configuração da aplicação:

Várias opções de configuração estão disponíveis e estão cobertos em Configuration Appendix.

Note

O engine twig é obrigatório para usar o webprofiler (bem como outros pacotes de terceiros).

Sobrepondo Templates de Pacote

A comunidade Symfony2 orgulha-se de si própria em criar e manter pacotes de alta qualidade (veja Symfony2Bundles.org) para um grande número de funcionalidades diferentes. Uma vez que você use um pacote de terceiros, você irá certamente precisar sobrepor e personalizar um ou mais de seus templates.

Suponha que você incluiu o imaginário open-source AcmeBlogBundle em seu projeto (ex: no diretório src/Acme/BlogBundle). E enquanto você estiver realmente feliz com tudo, você quer sobrepor a página de “lista” do blog para personalizar a marcação especificamente para sua aplicação. Ao se aprofundar no controller Blog eo AcmeBlogBundle, você encontrará o seguinte:

public function indexAction()
{
    $blogs = // some logic to retrieve the blogs

    $this->render('AcmeBlogBundle:Blog:index.html.twig', array('blogs' => $blogs));
}

Quando AcmeBlogBundle:Blog:index.html.twig é manipulado, Symfony2 realmente observa duas diferentes localizações para o template:

  1. app/Resources/AcmeBlogBundle/views/Blog/index.html.twig
  2. src/Acme/BlogBundle/Resources/views/Blog/index.html.twig

Para sobrepor o template de pacote, só copie o template index.html.twig do pacote para app/Resources/AcmeBlogBundle/views/Blog/index.html.twig (o diretório app/Resources/AcmeBlogBundle não existirão, então você precisará criá-lo). Você está livre agora para personalizar o template.

Esta lógica também se aplica a templates de pacote base. Suponha também que cada template em AcmeBlogBundle herda de um template base chamado AcmeBlogBundle::layout.html.twig. Justo como antes, Symfony2 irá observar os seguintes dois lugares para o template:

  1. app/Resources/AcmeBlogBundle/views/layout.html.twig
  2. src/Acme/BlogBundle/Resources/views/layout.html.twig

Uma vez novamente, para sobrepor o template, apenas copie ele para app/Resources/AcmeBlogBundle/views/layout.html.twig. Você agora está livre para personalizar esta cópia como você quiser.

Se você voltar um passo atrás, verá que Symfony2 sempre começa a observar no diretório app/Resources/{BUNDLE_NAME}/views/ por um template. Se o template não existe aqui, ele continua checando dentro do diretório Resources/views do próprio pacote. Isso significa que todos os templates do pacote podem ser sobrepostos ao colocá-los no sub-diretório correto app/Resources.

Sobrepondo Templates Centrais

Como o framework Symfony é um pacote por si só, templates centrais podem ser sobrepostos da mesma forma. Por exemplo, o núcleo TwigBundle contém um númeto de diferentes templates “exception” e “error” que podem ser sobrepostas ao copiar cada uma do diretório Resources/views/Exception do TwigBundle para, você adivinhou, o diretório app/Resources/TwigBundle/views/Exception .

Herança de Três Níveis

Um modo comum de usar herança é usar uma aproximação em três níveis. Este método trabalha perfeitamente com três tipos diferentes de templates que nós certamente cobrimos:

  • Criar um arquivo app/Resources/views/base.html.twig que contém o layout principal para sua aplicação (como nos exemplos anteriores). Internamente, este template é chamado ::base.html.twig;

  • Cria um template para cada “seção” do seu site. Por exemplo, um AcmeBlogBundle, teria um template chamado AcmeBlogBundle::layout.html.twig que contém somente elementos específicos para a sessão no blog:

    {# src/Acme/BlogBundle/Resources/views/layout.html.twig #}
    {% extends '::base.html.twig' %}
    
    {% block body %}
        <h1>Blog Application</h1>
    
        {% block content %}{% endblock %}
    {% endblock %}
    
  • Criar templates individuais para cada página e fazer cada um estender a template de sessão apropriada. Por exemplo, a página “index” deveria ser chamada de algo próximo a AcmeBlogBundle:Blog:index.html.twig e listar os blogs de posts reais.

    {# src/Acme/BlogBundle/Resources/views/Blog/index.html.twig #}
    {% extends 'AcmeBlogBundle::layout.html.twig' %}
    
    {% block content %}
        {% for entry in blog_entries %}
            <h2>{{ entry.title }}</h2>
            <p>{{ entry.body }}</p>
        {% endfor %}
    {% endblock %}
    

Perceba que este template estende a template de sessão - (AcmeBlogBundle::layout.html.twig) que por sua vez estende o layout de aplicação base (::base.html.twig). Isso é o modelo comum de herança de três níveis.

Quando construir sua aplicação, você pode escolher seguir esse método ou simplesmente tornar cada template de página estender a template de aplicação base diretamente (ex: {% extends '::base.html.twig' %}). O modelo de três templates é o método de melhor prática usado por vendor bundles então aquele template base para um pacote pode ser facilmente sobreposto para propriamente estender seu layout base de aplicação.

Saída para escape

Quando gerar HTML de um template, sempre há um risco que uma variável de template pode gerar HTML involutário ou codigo do lado cliente perigoso. O resultado é que o conteúdo dinâmico poderia quebrar o HTML de uma página de resultados ou permitir um usuário maldoso realizar um ataque Cross Site Scripting (XSS). Considere esse exemplo clássico:

Imagine que o usuário entre o seguinte código como o nome dele/dela:

<script>alert('hello!')</script>

Sem qualquer outra saída de escape, o resultado da template irá causar uma caixa de alerta em JavaScript para saltar na tela:

Hello <script>alert('hello!')</script>

E enquanto isso parece inofensivo, se um usuário pode chegar tão longe, o mesmo usuário deveria também ser capaz de escrever Javascript que realiza ações maliciosas dentro de uma área segura de um usuário legítimo e desconhecido.

A resposta para o problema é saída para escape. Sem a saída para escape ativa, o mesmo template irá manipular inofensivamente, e literalmente imprimir a tag script na tela:

Hello &lt;script&gt;alert(&#39;helloe&#39;)&lt;/script&gt;

Os sistemas de templating Twig e PHP aproximam-se do problema de formas diferentes. Se você está usando Twig, saída para escape é ativado por padrão e você está protegido. Em PHP, saída para escape não é automático, significando que você precisará manualmente fazer o escape quando necessário.

Saída para escape em Twig

Se você está usando templates Twig, então saída para escape é ativado por padrão. Isto significa que você está protegido externamente de consequencias acidentais por código submetido por usuário. Por padrão, a saída para escape assume que o conteúdo está sendo escapado pela saída HTML.

Em alguns casos, você precisará desabilitar saída para escape quando você está manipulando uma variável que é confiável e contém marcação que não poderia ter escape. Suponha que usuários administrativos são capazes de escrever artigos que contenham código HTML. Por padrão, Twig irá escapar o corpo do artigo. Para fazê-lo normalamente, adicione o filtro raw: {{ article.body | raw }}.

Você pode também desabilitar saída para escape dentro de uma área {% block %} ou para um template inteiro. Para mais informações, veja Output Escaping na documentação do Twig.

Saída para escape em PHP

Saída para escape não é automática quando usamos templates PHP. Isso significa que a menos que você escolha escapar uma variável explicitamente, você não está protegido. Para usar saída para escape use o método de view escape():

Hello <?php echo $view->escape($name) ?>

Por padrão, o método escape() assume que a variável está sendo manipulada dentro de um contexto HTML (e assim a variável escapa e está segura para o HTML). O segundo argumento deixa você mudar o contexto. Por exemplo, para gerar algo em uma string Javascript, use o contexto js :

var myMsg = 'Hello <?php echo $view->escape($name, 'js') ?>';

Debugging

New in version 2.0.9: Esta funcionalidade está disponível no Twig 1.5.x, e foi adicionada primeiramente no Symfony 2.0.9.

Ao utilizar o PHP, você pode usar o var_dump() se precisa encontrar rapidamente o valor de uma variável passada. Isso é útil, por exemplo, dentro de seu controlador. O mesmo pode ser conseguido ao usar o Twig com a extensão de depuração. Esta extensão precisa ser ativada na configuração:

O dump dos parâmetros do template pode ser feito usando a função dump:

{# src/Acme/ArticleBundle/Resources/views/Article/recentList.html.twig #}
{{ dump(articles) }}

{% for article in articles %}
    <a href="/article/{{ article.slug }}">
        {{ article.title }}
    </a>
{% endfor %}

O dump das variáveis somente será realizado se a definição debug do Twig (no config.yml) for true. Por padrão, isto signifca que será feito o dump das variáveis no ambiente dev mas não no prod.

Verificação de Sintaxe

New in version 2.1: O comando twig:lint foi adicionado no Symfony 2.1

Você pode verificar erros de sintaxe nos templates do Twig usando o comando de console twig:lint:

# You can check by filename:
$ php app/console twig:lint src/Acme/ArticleBundle/Resources/views/Article/recentList.html.twig

# or by directory:
$ php app/console twig:lint src/Acme/ArticleBundle/Resources/views

# or using the bundle name:
$ php app/console twig:lint @AcmeArticleBundle

Formatos de Template

Templates são uma forma genérica de modificar conteúdo em qualquer formato. E enquanto em muitos casos você irá usar templates para modificar conteúdo HTML, um template pode tão fácil como certo gerar JavaScript, CSS, XML ou qualquer outro formato que você possa sonhar.

Por exemplo, o mesmo “recurso” é sempre modificado em diversos formatos diferentes. Para modificar uma página inicial de um artigo XML, simplesmente inclua o formato no nome do template:

  • nome do template XML: AcmeArticleBundle:Article:index.xml.twig
  • nome do arquivo do template XML: index.xml.twig

Na realidade, isso é nada mais que uma convenção de nomeação e o template não é realmente modificado de forma diferente ao baseado no formato dele.

Em muitos casos, você pode querer permitir um controller unitário para modificar múltiplos formatos diferentes baseado no “formato de requisição”. Por aquela razão, um padrão comum é fazer o seguinte:

public function indexAction()
{
    $format = $this->getRequest()->getRequestFormat();

    return $this->render('AcmeBlogBundle:Blog:index.'.$format.'.twig');
}

O getRequestFormat no objeto Request padroniza para html, mas pode retornar qualquer outro formato baseado no formato solicitado pelo usuário. O formato solicitado é frequentemente mais gerenciado pelo roteamento, onde uma rota pode ser configurada para que /contact configure o formato requisitado html enquanto /contact.xml configure o formato para xml. Para mais informações, veja Advanced Example in the Routing chapter.

Para criar links que incluam o parâmetro de formato, inclua uma chave _format no detalhe do parâmetro:

Considerações finais

O engine de template em Symfony é uma ferramenta poderosa que pode ser usada cada momento que você precisa para gerar conteúdo de apresentação em HTML, XML ou qualquer outro formato. E apesar de tempaltes serem um jeito comum de gerar conteúdo em um controller, o uso deles não são obrigatórios. O objeto Response object retornado por um controller pode ser criado com ou sem o uso de um template:

// creates a Response object whose content is the rendered template
$response = $this->render('AcmeArticleBundle:Article:index.html.twig');

// creates a Response object whose content is simple text
$response = new Response('response content');

Engine de template do Symfony é muito flexível e dois editores de template diferentes estão disponíveis por padrão: os tradicionais templates do PHP e os polidos e poderosos templates do Twig . Ambos suportam uma hierarquia de template e vêm empacotados com um conjunto rico de funções helper capazes de realizar as tarefas mais comuns.

No geral, o tópico de template poderia ser pensado como uma ferramenta poderosa que está à sua disposição. Em alguns casos, você pode não precisar modificar um template, e em Symfony2, isso é absolutamente legal.

Aprenda mais do Cookbook